Atleta do Centro Olímpico alcança marca mundial no Atletismo

Destaque na modalidade é o terceiro colocado do planeta

Nos dias 23 e 24, aconteceu o Campeonato Estadual de Menores de Atletismo. Considerado a maior competição da modalidade no estado de São Paulo. Heitor Roque Coelho, 16, atleta do Centro Olímpico de Treinamento de Pesquisa (COTP), alcançou a incrível marca de 13.58 na conquista da etapa dos 110 metros com barreiras. Ele obteve a terceira maior marca do mundo e conseguiu a primeira colocação no Ranking Brasileiro. O torneio foi realizado pela Federação Paulista de Atletismo, em São Bernardo do Campo.

A competição contou com a participação de trezentos atletas, integrantes de trinta entidades, dentre as principais: SESI-SP, A.A Guarulhos, São José dos Campos, Orcampi Unimed, IEMA, entre outros. As provas realizadas foram: 110 metros com barreiras, salto com vara, 100 metros rasos, entre as demais. Trinta alunos do Centro Olímpico participaram da competição. Mas de dez chegaram entre os primeiros - Seis foram campeões, três ficaram com a prata e quatro com o bronze.

De 1,90 de altura com apenas 16 anos, Heitor sonhava em ser jogador de futebol. Chegou a treinar em uma escolinha do Corinthians. No esporte sempre se destacou pela velocidade. Por uma iniciativa da família conheceu o Centro Olímpico. Hoje o morador do Jardim Celeste, zona sul de São Paulo é o número um do Brasil e tem a terceira maior marca do mundo nos 110 metros. “Agradeço muito a minha família que sempre esteve comigo, me apoiou. Devo tudo a eles” ressalta o atleta. Segundo ele, seu maior objetivo é viver do esporte: “Meu sonho é viver do atletismo, hoje estou dando o primeiro passo para isso”.

“A marca do jovem atleta, assim como sua posição no Ranking neste início de temporada, é muito boa. Temos muitas esperanças de que ele poderá evoluir em sua prova”, Ressalta Beto Turco, Assessor de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), confiante no desempenho do atleta que irá representar o Brasil no torneio Mundial, disputado de 15 a 19 de julho, no Cali – Colômbia.

Victor Fernandes, 36, técnico de Heitor afirma que ele tem chances de futuramente disputar grandes campeonatos como: os jogos Pan-Americano e as Olimpíadas. “Ele é muito novo, porém, tem um futuro promissor e se continuar assim terá grande chance de disputar grandes competições”, declara.

Outro destaque ficou por contra do Murilo Albuquerque Santos, 16, aluno da COTP há sete anos, Campeão Estadual do Salto Triplo.  “Pra mim foi uma alegria imensa, espero continuar melhorando”, declara. Agora a comissão técnica de atletismo se prepara para o Campeonato Brasileiro, que será disputado em 13 e 14 de junho, na cidade de São Bernardo do Campo.

Texto e Foto: Willian Barbosa - wpsbarbosa@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!