15 de junho - Dia Mundial do Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

Com aulas e atividades especiais, SEME contribui com a melhora da qualidade de vida da terceira idade

O dia 15 de junho é marcado pela celebração do Dia Mundial do Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, que tem como objetivo principal conscientizar a população dos maus tratos, discriminações, negligência, violência e abusos sofridos pela terceira idade.

Além de apoiar o combate à desigualdade com essa população, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação promove eventos especiais que estimulam a atividade física e, principalmente, promovem a integração, sendo uma grande ferramenta do enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

Ao longo do ano, a SEME reúne milhares de idosos em diversos projetos específicos, além das aulas regulares que são dadas nos Centros Esportivos da cidade. Dessa forma, junto com atividades especiais, como o Vem Dançar e os Temáticos de Dança de Salão e de Lutas, a população pode manter a prática esportiva diariamente por meio das aulas que são oferecidas em todos os clubes.

Entre as aulas que são mais procuradas por pessoas da terceira idade estão: alongamento, pilates, caminhada, condicionamento físico, dança de salão, gatebol, ginástica, vôlei adaptado, tai chi chuan, yoga, natação, hidroginástica, musculação, tênis de campo, bocha, jogos de salão, artesanato e dança do ventre.

Para os idosos que passam a frequentar as aulas e fazem disso um hábito há uma mudança considerável na qualidade de vida, como aponta Dinéia Cardoso, supervisora do núcleo de lazer da Coordenadoria de Gestão de Políticas Públicas e Programas de Esporte e Lazer da SEME.

“O idoso que vai aos clubes é conscientizado, cria amizades, se respeita e cria hábitos saudáveis. As atividades ajudam ele a não sentir excluído socialmente. Mudam da água para o vinho. Quando eles entram para o grupo, muitas vezes os filhos vêm agradecer porque percebem uma grande mudança”, afirma Dinéia, que há mais de 20 anos trabalha com projetos voltados aos idosos.

Quem reforça esse discurso é Waldmeire Membribe, que coordena os grupos de idosos do Centro Esportivo Jardim São Paulo. Responsável por orientar, informar e organizar os grupos para participarem das atividades desde 2004, Waldmeire se diz orgulhosa em poder contribuir com a melhoria da vida de centenas de idosos, que encontram nos eventos e nas aulas uma opção de lazer e entretenimento. “Com certeza é prazeroso e é um trabalho voluntario”, garante.

Texto: Lucas Mariano - lucasmariano@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!