Tai Chi Chuan no Modelódromo

Centro Esportivo do Ibirapuera é ideal para as aulas dessa arte marcial chinesa

Concentração, disposição e força de vontade. Esses são elementos mais do que necessários para a prática do Tai Chi Chuan, a meditação em movimento. Conhecida no Ocidente mais como uma ginástica terapêutica, esse esporte veio da China. É uma modalidade de arte marcial, e faz parte do programa Temático de Artes Marciais da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME). E um lugar que oferece aulas de Tai Chi é o Centro Esportivo e de Lazer Modelódromo do Ibirapuera.

As aulas são dadas ao ar livre, e o Modelódromo conta com um espaço mais do que propício para a prática desse esporte. É arborizado, calmo, e com pouco barulho. Segundo o professor Carlos Eduardo Souza, 31 anos, o lugar é essencial para a concentração dos alunos, ajudando no objetivo da aula: meditação e leveza nos movimentos executados.

Choveu? O dia amanheceu gelado? Sem problemas! O Centro Esportivo também conta com uma sala para essas eventualidades, para que nem o mau tempo atrapalhe o andamento das aulas, que por sinal já está dando bons resultados. O Modelódromo já é a casa de atletas campeões. E uma dessas atletas é a Sra. Denise Chen.

Denise Chen, 60 anos, é de Santana, mas mora na Serra da Cantareira e faz questão ir pra zona sul três vezes por semana para comparecer às aulas no Modelódromo. No dia 7 de junho, foi realizada no Centro Esportivo Mané Garrincha, a Copa Brasil de Tai Chi Chuan, e Denise levou duas medalhas na categoria sênior: prata no Kung-Fu e ouro no Tai Chi. Segundo ela própria, a medalha foi uma grande conquista. Veio de uma competição difícil, com aproximadamente 3 mil atletas.

Denise não esconde a opinião de que esse esporte tem de ser mais divulgado em todas as mídias para que a terceira idade possa praticar e sair do sedentarismo, e por fazer tão bem ao corpo. “É excelente para todas as idades, e principalmente para o idoso. Este programa é ótimo, e tem que ser ampliado. Não pode ficar restrito a plaquinhas nas entradas dos clubes”.

O professor Carlos também destaca os benefícios trazidos pelo Tai Chi Chuan para quem pratica regularmente.”Melhora a concentração, o funcionamento dos órgãos internos, a circulação do sangue, fortalece o corpo internamente, e trata de problemas crônicos como insônia, tendinite, reumatismo e bursite”. Mas Carlos reforça: a prática tem que ser constante, seguindo a filosofia chinesa do Tai Chi Chuan. “Sempre constante, como se fosse um rio que flui e não pode ser cortado. Água corrente que nunca se estanca”. Carlos também faz elogios à Seme, por dar essa abertura à arte marcial. “Abre as portas para o povo. É gratuito, está espalhado pelos centros esportivos da capital e ajuda na saúde”.

No Modelódromo, as aulas de Tai Chi Chuan acontecem as terças e quintas-feiras em dois horários: das 9h30 às 10h30, e das 10h30 às 11h30. E as sextas-feiras, das 9h30 às 10h30. Para fazer participar das aulas, é necessária a carteirinha do clube, que é emitida na hora. Você só precisa levar um documento oficial com foto e um comprovante de residência.

SERVIÇO - CENTRO ESPORTIVO E DE LAZER MODELÓDROMO DO IBIRAPUERA
Endereço: Rua Curitiba, 290, Paraíso
Telefone: 3051-3345

Texto e imagens: Leandro Olovics - leandroolovics@prefeitura.sp.gov.br
Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!