Pela paz e pelo esporte

Corrida de rua marca o início do domingo em Moema

Se você costuma passar pelas ruas próximas ao Parque do Ibirapuera, deve ter notado em alguns pontos a presença de palavras como amizade, paz, amor, respeito e outras tantas escritas com letras bem grandes pelas calçadas. Todas elas fazem parte da 6ª Corrida e Caminhada “Caminho da Paz”, organizada pela ONG Caminho de Abraão. Cerca de 3350 pessoas estavam reunidas hoje na Av. República do Líbano para o início da atividade.

Com a proposta de unir todas as crenças imagináveis em torno de um só objetivo – correr –, o evento ocorreu na manhã deste domingo, 28. Com a presença do novo coordenador do Centro Olímpico de Pesquisa e Treinamento, Luis Eduardo Dutra Rodrigues, e também do Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, a largada foi dada pontualmente às sete horas, com o 1º pelotão formado pelos representantes dos tradicionais clubes paulistanos Hebraica, Sírio, Pinheiros e Monte Líbano. Dois minutos depois, foi a vez do 2º pelotão, formado por pacientes da AACD. Logo, o pelotão da Elite já estava posicionado para dar início aos 7 km de percurso e, ao soar da buzina, demonstraram muita energia e empolgação com a corrida.

Os amigos João Carlos, 45, e Osvaldo, 49, estavam no meio desse 3º pelotão e chegaram no Parque do Povo, ponto final da corrida, em pouco mais de 30 minutos. Ambos já participam do Circuito Popular de Corrida de Rua e dão todas as recomendações para quem quiser iniciar suas caminhadas. “É uma boa iniciativa para quem quer cuidar da saúde e também para promover o esporte”, diz Osvaldo, que já participa de corridas de rua há 5 anos. João Carlos prefere destacar os benefícios à saúde que esse tipo de atividade traz. “O custo benefício é muito melhor. Prefiro gastar aqui do que gastar com remédios depois“, explica ele, que ainda afirma se sentir rejuvenescido cada vez que corre.

Outro conhecido do Circuito Popular esteve por lá e conseguiu a 5ª colocação no geral masculino. Keiler, 32, vencedor da etapa que fechou o calendário do 1º semestre da Corrida de Rua, na Cidade Ademar, ressaltou a importância de eventos como o de hoje. “Eu comecei a correr em 2010 e gostei muito. O esporte para mim é tudo de bom, tira o estresse do dia-a-dia e você consegue até dormir melhor”, conta ele, que diz ter estreado em corridas de rua justamente através do Circuito Popular, na etapa de Parelheiros.

Os 5 primeiros colocados ganharam um troféu, além do prêmio em Dotz, uma moeda virtual, para os 3 melhores dos corredores feminino e masculino. Confira quem foi mais rápido nas duas categorias e seus respectivos tempos.

 

Feminino

1. Nilva Pereira da Silva Nunes – 29’09’’ – 100 mil Dotz
2. Ana Preda - 29’46’’ – 50 mil Dotz
3. Salileia Maria da Silva - 32’32’’ – 25 mil Dotz
4. Adriana Toledo Piza – 33’36’’
5. Sharon Kusuke – 33’44’’

 

Masculino

1. Luiz Ferreira de Mesquita – 24’47’’ – 100 mil Dotz
2. Clayton Elias Gomes – 25’56’’ – 50 mil Dotz
3. Edmilson de Chssio Horacio – 25’58’’ – 25 mil Dotz
4. Agnaldo Moreira Gomes – 26’22’’
5. Keiler Jose Silveira Carneiro – 26’44’’

 

Texto: Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Foto 1, Foto 3 e Foto 4 - Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br; Foto 2 - Silvia Faria - srffaria@prefeitura.sp.gov.br
Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!