Peneira de futebol feminino marca semana no Centro Olímpico

O destaque da peneira tem apenas 10 anos

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? diz, Bianca Rocha dos Santos, 11 anos, meia-atacante. Citou a letra de ''É Uma Partida de Futebol'' do grupo Skank. Ela e sua amiga Tabata, 12 anos, goleira, saíram de parelheiros, Zona Sul de São Paulo para participar da peneira de futebol feminino do Centro Olímpico, realizada na tarde desta sexta-feira, das 13h às 15h30.

As duas estavam acompanhadas de Rita de Kassia Ramos, 24 anos, balsonista. Ela é vizinha das garotas e decidiu trazê-las. "Elas jogam todos os dias na calçadas de casa. Acredito no potencial de cada uma".

De outro lado estava Kleber Almeida, 37, eletricista. Trouxe a filha Kleide Natielle, 14 anos, que desde pequena é apaixonada por futebol.Todos estavam ansiosos pelo teste. Ao total vinte e quatro atletas participaram. A avaliação foi realizada no campo de society do Centro Olímpico. O teste foi dividido em três períodos; o coordenativo,  campo reduzido e campo todo, na gíria do futebol, o famoso "coletivo". Pais, famíliares e amigos lotaram os alambrados do campo. Os gritos de "Não desiste" e "Você consegue", foram os enredos da partida.

Mesmo com a tradição de ser uma das melhores equipes no futebol feminino, os treinadores do Centro Olímpico não tiveram dificuldades em encontrar um grande talento no teste. Com os cabelos loiros e sorriso encantador, poucos imaginaram que a pequena Julia Mariana, de apenas 10 anos, fosse jogar tão bem. Com um bom passe, domínio e visão de jogo, se tornou o destaque do jogo. Ela ressalta a vontade de um dia ser jogadora de futebol. "Eu queria muito, é meu sonho ser jogadora. Espero um dia conseguir".


Com os olhos cheios de lagrimas e super orgulhoso, Thiago Figueira Assis, 26, assistente administrativo declara a alegria de poder contribuir para o sonho de sua filha. "Estou até emocionado. Um dia antes nós estávamos treinando e sempre acreditei no potencial dela".

No fim da avaliação, os professores Douglas Matshumoto, Diogo Carvalho e Thiago Viana, fizeram uma palestra motivacional as atletas. Contou um pouco sobre a história do futebol feminino e deu o resultado. Apenas três atletas passaram no teste. Além disso, ressaltou a importância de nunca desistir do sonho. "Nunca desistam do sonho de vocês", ressaltou, "Continuem lutando".

Agora, as novas atletas do centro olímpico se preparam para a segunda fase do teste, que será realizado no dia 10 de agosto.

Texto e Fotos: Willian Barbosa - wpsbarbosa@prefeitura.sp.gov.br

 Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!