Do Centro Olímpico para o mundo

Conheça os atletas que passaram pelo COTP e foram medalhistas no Pan de Toronto

 

 

Reunidos em cinco modalidades, 14 esportistas da delegação brasileira têm uma ligação forte com o Centro de Treinamento e Pesquisa. Alguns treinaram aqui desde pequenos, como é o caso de Davi Albino e Joedison Teixeira. Já as meninas do futebol, fizeram parte da seleção principal e ajudaram a fortalecer o time. Se fosse um país, o Centro Olímpico estaria empatado com o Uruguai na 18ª posição, com um ouro, uma prata e três bronzes.

Para Arthur Elias, que comanda o futebol feminino do COTP, a passagem destas nove meninas pelo time fez toda a diferença, atuando também como exemplo para as categorias de base: “Elas ajudaram muito no crescimento do projeto”. Há quase cinco anos, o time do Centro Olímpico participa das maiores competições do país na modalidade, tendo em sua equipe atletas experientes, que já atuaram em diversos países, como Estados Unidos, Coréia do Sul e Rússia.



 


Thiago Veloso, prata no Pan de Toronto veio de longe. O jogador começou a treinar em sua cidade natal, Recife. Ainda adolescente, entrou para a equipe de vôlei do COTP e viu sua carreira decolar. Ao todo, Thiaguinho é sete vezes campeão paulista de vôlei, conquistando títulos em diferentes categorias. Está na seleção brasileira desde 2010, atuando em todos os times de base, desde o Sub-17 até o Sub-23.

Assim como o jogador, Maria Portela também veio de outro estado para competir pelo Centro Olímpico. A judoca gaúcha de 1,58 teve passagem pelo COTP durante sua notável carreira. Em seu currículo, a atleta soma medalhas importantes, como a dos Jogos Pan-americanos de 2011, em Guadalajara, no México, em que obteve o bronze na categoria até 70 kg. A do Pan-Americano de Judô, de 2012, quando subiu ao lugar mais alto do pódio, conquistando a medalha de ouro. Já no Pan de Toronto, a atleta ficou com o bronze.


 

Na luta olímpica e no boxe, além dos esportistas campeões, os treinadores fizeram toda a diferença. Messias Gomes, responsável pela equipe de boxe, é lembrado com orgulho pelo medalhista Joedison Teixeira: “O professor Messias é uma ótima pessoa. Um cara que fez parte da minha vida, tanto no boxe, como na vida pessoal. Ele me ajudou a crescer e me tornar quem sou hoje. Tenho o professor Messias como um pai”, diz o pugilista.
Teixeira ainda faz questão de frisar a importância do esporte como meio de transformação: “O boxe mudou a minha personalidade, me ensinou a ser um campeão, não só no ringue, como na vida também”, completa o atleta.

Já os lutadores Aline Silva e Davi Albino foram orientados pelo técnico Joanílson Rodrigues: “Ele sempre disse que eu tinha potencial para a luta, mas eu não queria. Até que um dia me levou de surpresa para uma competição e eu venci. Daí pra frente, passei a amar o esporte”, revela Aline. A atleta é vice-campeã mundial e foi responsável pela conquista da primeira medalha da história da luta olímpica brasileira em campeonatos mundiais. Aline conquistou a medalha de prata na categoria olímpica, até 75kg. Nunca, na história desta modalidade alguém tinha chegado tão longe. No último Pan, a atleta ficou com o bronze.



 

Davi era guardador de carros na região de Moema e pela perseverança do técnico, se firmou no esporte: “A insistência dele foi fundamental”, diz Albino. O atleta é pentacampeão brasileiro, há quase 10 anos não perde uma luta em solo nacional e há 12 compete pela seleção. Agora focado nas Olimpíadas Rio 2016, o atleta completa: “Se você tem um sonho, com trabalho e perseverança, você consegue”.

Para ver a lista completa com os atletas e suas respectivas medalhas, clique AQUI.
Quer saber mais sobre o boxeador Joedison Teixeira? Veja a matéria que fizemos AQUI. Já a matéria com o lutador Davi Albino, você pode ver neste LINK.


Texto:
Stephanie Frasson – sbffranco@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:
Stephanie Frasson – sbffranco@prefeitura.sp.gov.br
Francisco Pinheiro: fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br
Arquivo – SEME/COTP
Washington Novaes/COB

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!