Terceira idade agita mais uma vez com o Vem Dançar

Baile regionalizado teve sua terceira edição e aconteceu na zona leste

Hoje, a quadra poliesportiva do CE Vila Manchester não estava ocupada por atletas, tampouco eram treinadores de algum esporte que comandavam os movimentos. Mas nem um grande técnico de futebol talvez reunisse uma equipe tão bem sincronizada quanto os participantes de mais uma edição do programa Vem Dançar, da SEME, voltado para os idosos. O tema desse mês de agosto foi o Folclore, comemorado no dia 22.

Ao som do tecladista Joel Santana e sua banda, vários clássicos da música nacional foram lembrados. O primeiro deles não poderia resumir melhor o clima do baile: É Preciso Saber Viver, dos Titãs. E é exatamente esse sentimento transmitido pelo casal Edson Ruiz e Maria Aparecida, ambos com 63 anos de vida e 41 de casados. “Isso aqui sim é saber viver. Nós sempre vimos para curtir a vida”, exclama Maria. Acostumados a frequentar o clube do Juventus, na Mooca, foi a primeira vez que compareceram ao programa em outro Centro Esportivo. E para Edson, a motivação está justamente na principal atividade desses eventos. "Dançar é só alegria", completa.

Nem só de casais é feita a festa. Os solteiros também são bem-vindos e se divertem sozinhos ou na companhia de um dos dançarinos profissionais. Domingas Silva, 59, preferiu bailar sem acompanhantes na sua primeira experiência no Vem Dançar. “Eu vou em outros bailes, mas nesse programa é a primeira vez. É tudo muito lindo, gostei muito”, relata a jovem senhora, que ainda afirma a intenção de voltar a outras edições. “Mas só para dançar”, brinca Domingas ao falar sobre a possibilidade de arranjar um namorado.

Até mesmo os mais jovens reconhecem a importância do evento. Ana Cristina, 20, acompanhou a avó de seu namorado e as duas apenas observaram a diversão daqueles que dançavam. Ainda assim, Ana reconheceu a importância do programa. “Às vezes nessa idade a pessoa não tem uma companhia dentro de casa. Aqui eles se distraem, conhecem novas pessoas, novos ares”, analisa a organizadora de eventos, que classifica a festa como “super fofa e muito animada”.

A coordenadora do programa, Dineia Cardoso, explica que o retorno que se tem com o programa é positivo. “Cada vez mais nós temos uma dificuldade das pessoas se encontrarem. É um momento de convivência, de alegria, uma tarde que o idoso se programa para participar do programa de acordo com o tema. Quanto mais o idoso planeja coisas assim, menos ansioso e deprimido ele fica”, explica Dineia. Além disso, ela reitera a importância da inclusão dos mais velhos nas diversas atividades do cotidiano. “É ver o idoso ser protagonista da sua própria vida, mas com efetividade”, finaliza.

O coordenador do CE Vila Manchester, Eduardo Uyeta, também esteve presente. É a primeira vez que o clube recebeu o programa, e no que depender de Eduardo, receberá muitas outras vezes. “A área municipal tem que ser bem ocupada, e nada melhor que o Vem Dançar para proporcionar uma boa atividade física de lazer e recreação”, diz o coordenador, que se diz na expectativa para o aumento da demanda no temático de Dança de Salão do clube, liderado pela professora Sandra Regina, que está no CE desde 2002. Para ela, a principal mudança ocasionada pela dança na vida no idoso está na autoestima. “Geralmente chegam meio tímidos, mas depois que se cria uma amizade entre eles, se soltam tanto que voltam a ser crianças até. Na dança de salão, tenho que usar até apito para controlá-los”, conta a professora.

O programa volta a acontecer no dia 2 de setembro, no Centro Esportivo Lapa, e o tema será a Primavera.

Quer ver mais fotos de eventos da Secretaria de Esportes? Clique aqui.

 

Texto: Guilherme Guidetti - gguideti@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br
Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!