Servidores da SEME aprendem inglês por meio de parceria

A iniciativa é da Secretaria de Esportes e União Cultural Brasil – Estados Unidos

Texto: Jenifer Carpani
Foto: Paulo Dias

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), em parceria com a União Cultural Brasil – Estados Unidos, oferece um curso de inglês gratuito para seus funcionários. Ao todo, 100 servidores participam das aulas que começaram nesta segunda-feira (09). O objetivo é capacitar esses alunos para atender às necessidades básicas de turistas e imprensa na língua inglesa durante a realização dos grandes eventos que ocorrerão no país, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos, em 2016.

Para Jaime Franco, coordenador de gestão de parcerias e organizações sociais da SEME, a iniciativa, além de inédita, propicia aos funcionários um curso de alta qualidade. “É uma parceria que não teve infância, pois ela já nasceu adulta e também privilegiará, no futuro, além dos servidores, atletas do Centro Olímpico e voluntários da SEME”, disse na aula inaugural do curso. Hélio Levisky, que também estava presente representando o diretor da União Cultural Brasil – Estados Unidos, Paulo Bastos, salientou a importância do curso. “Queria agradecer a todos os funcionários pela participação. Eu espero que vocês aproveitem. Nós da União Cultural temos o maior prazer de fazer essa parceria e pretendemos estender esse curso a milhares de pessoas”.

Os alunos foram divididos em quatro turmas e as aulas ocorrerão duas vezes por semana na própria SEME. O curso tem dois anos de duração, divididos em quatro módulos. Os materiais didáticos já estão inclusos. As aulas serão às segundas e quartas de manhã e as terças e quintas no período da noite. Os servidores irão cursá-las fora do período de trabalho. Além disso, os estudantes terão ainda um laboratório de inglês para praticar e assim reforçar o conteúdo aprendido em aula.

As vagas foram preenchidas por meio de um sorteio aberto realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). Os inscritos começam no nível básico e os métodos consistem na aprendizagem de expressões cotidianas específicas, situações diárias de sobrevivência e um vocabulário característico. A União Cultural Brasil – Estados Unidos foi criada em 1938 e tem como meta aproximar as culturas dos dois países. É uma fundação sem fins lucrativos e promove cursos de inglês em todos os níveis com atividades relacionadas, além de eventos culturais.