Centro Esportivo e de Lazer Modelódromo do Ibirapuera

O Modelódromo do Ibirapuera passou a ter administração direta da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação a partir de outubro de 2013, tornando-se o Centro Esportivo e de Lazer Modelódromo do Ibirapuera.

Ocupando uma área de aproximadamente 26.000 m2, o espaço é referência por ser o único de São Paulo a ter instalações voltadas para aeromodelismo, nautimodelismo, ferromodelismo, automodelismo de fenda e plastimodelismo. Além disso, o amplo território do Centro Esportivo também é utilizado para práticas de exercícios, como Tai Chi Chuan, corridas e caminhadas, além de ter uma área destinada a cachorros.

O modelódromo foi inaugurado em 1967 e se tornou o primeiro local na América do Sul destinado ao treinamento de aeromodelismo. De lá para cá, ele ainda permanece como principal ponto de encontro para pessoas interessadas nos diversos tipos de modelismo.

O Centro Esportivo abre todos os dias, das 7 às 19 horas. Aos sábados, parte do local recebe uma feira orgânica, das 7 às 13 horas. As aulas de Tai Chi Chuan são realizadas às terças e quintas-feiras, em dois períodos: das 9h30 às 10h30 e das 10h30 às 11h30.

Conheça mais sobre os cinco tipos de modelismo praticados no Modelódromo do Ibirapuera. Aos finais de semanas, profissionais das federações e associações correspondentes a cada modalidade estão à disposição para auxiliar os modelistas e dar informações aos interessados.

 

Aeromodelismo

Atividade que envolve a manipulação de aeromodelos, aeronaves e espaçonaves construídas em escala reduzida. No Modelódromo do Ibirapuera é praticado o VCC (Voo Circular Controlado), no qual os aeromodelos são ligados aos aeromodelistas por meio de cabos, garantindo que não seja ultrapassada a distância estabelecida, e o local conta com duas arenas, uma dedicada a realização de manobras e outra mais focada para velocidade.

Para utilizar as dependências do Centro Esportivo é necessário ter seu próprio aeromodelo e estar associado à Federação de Aeromodelismo, que comprova que a pessoa está apta a conduzir o modelo.

Ferromodelismo

A modalidade consiste na criação de modelos de transporte ferroviário. Desta forma, são reproduzidos cenários, trens, bondes, etc, representando uma verdadeira simulação de ferrovia aos modelistas. Além de contar com uma das principais maquetes do Brasil, o Centro Esportivo também se destaca por ter um acervo que conta a história do período no qual a ferrovia era o principal meio de transporte do Brasil. Devido a isso, o local não só recebe os modelistas, como também estudantes e diversas pessoas interessadas a conhecer mais sobre essa época.

Automodelismo de Fenda – Autorama

Talvez um dos mais populares, o Automobilismo de Fenda – o Autorama – é caracterizado por modelos de carros de corrida colocados em uma pista única e guiados por meio de um controle. Além de atrair crianças, com pistas e carros sendo vendidos em lojas de brinquedo, o autorama também atrai muitos adultos, que montam seus próprios modelos e que podem participar de competições.

Plastimodelismo

O plastimodelismo é considerado um hobby no qual os modelistas constroem miniaturas em escala reduzidas de modelos de aviões, navios, automóveis, tanques de guerra, etc. Apesar de não se limitar a eles, modelos utilizados em guerras são destaque entre os plastimodelistas. Essa paixão pode ser vista no Modelódromo, que conta com diversas peças que representam fielmente réplicas de modelos utilizados na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. Assim como na área de ferromodelismo, o local destinado ao plastimodelismo também conta com um acervo com mais informações sobre a época das duas grandes guerras.

Nautimodelismo

O Nautimodelismo é o tipo de modelismo referente reproduções de veleiros, transatlânticos, barcos e navios. No Modelódromo do Ibirapuera, os modelistas podem levar seus modelos para utilizá-los no tanque disponível para a prática. Grande parte dos modelos é guiada por sinais de rádio, que são ajustados no barco e no controle para ficarem na mesma frequência.