Jardim japonês revitaliza área verde do Clube Escola Lapa


Por Gabriel Pernambuco
Foto: Paulo Dias

O Dia dos Pais foi especial para os freqüentadores do Clube Escola da Lapa, o Pelézão. O local ganhou um jardim japonês em homenagem ao centenário da chegada do segundo navio de imigrantes nipônicos ao país.

Na cerimônia de inauguração do espaço estiveram presentes nomes importantes da comunidade japonesa da capital, além de autoridades do cenário político como o secretário de esportes, lazer e recreação Valter Rocha. Amélia Haruko Yano, neta de um dos tripulantes do navio, é a grande entusiasta do evento. Haruko dedicou parte do seu tempo nos últimos sete anos para cuidar da área verde do Pelézão, “Se cada um plantasse uma árvore no parque que freqüenta, a cidade estaria muito mais bonita e conservada”.

Seu esforço para que o Jardim Japonês pudesse ser concluído a fez investir R$ 200 mil e garantiu apoio da diretora do Clube Escola, Ana Lúcia de Camargo e Barros, do paisagista Carlos Gyrillo e de voluntários que freqüentam o espaço. Regado a sakê, danças e outros costumes japoneses, o jardim foi batizado “Ryojun Maru”, mesmo nome do navio que trouxe, cem anos antes, os pais daqueles que lá estiveram no domingo.