Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno é cancelado

Baixa temperatura em Foz do Iguaçu suspendeu a principal competição do país para crianças de 13 e 14 anos

Texto: Jenifer Carpani
Foto: Arquivo SEME

O Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno é considerado a principal competição do país para crianças de 13 e 14 anos – Infantil I e Infantil II. A prova é organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Nesse ano, a disputa deveria ocorrer no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, em Fox do Iguaçu no Paraná, do dia 16 ao dia 18 de julho. Infelizmente, houve uma queda inesperada na temperatura e o evento foi cancelado. “De forma inédita, fomos surpreendidos com uma queda de temperatura na Cidade de Foz do Iguaçu, apontando entre 1 e 3 graus positivos, criando dificuldades para a realização do evento”, disse em carta o Presidente da CBDA Coaray Nunes Filho.

O campeonato reunia 529 nadadores de 92 entidades de todo o país. O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) levou o nadador Marco Anthonio Rocha Wirthimann para participar da competição. O atleta nadou apenas os 50 m nado livre, mas sua principal prova, os 100m nado peito, foi cancelada porque a piscina estava abaixo da temperatura ideal para a prática da modalidade. Marco estava ranqueado com o melhor tempo do país nessa prova. Porém, como a temperatura ambiente era de 3°C houve 11 casos de hipotermia, o que levou a organização a suspender o torneio.

Segundo o Presidente Coaracy, mesmo com o esforço de colocar máquinas de aquecimento dentro e fora das piscinas, a baixa temperatura trouxe inúmeras dificuldades para o aquecimento da água, que estava em torno de 24 a 25 graus. A organização escolheu a cidade paranaense para a realização da competição porque a temperatura nessa época não costuma ser tão baixa assim. “Desejamos informar que nesta época do ano a temperatura em Foz do Iguaçu, conforme informação das autoridades locais, é de 26 a 28 graus”, concluiu o Presidente da CBDA.