Virada Esportiva começou animada no Pacaembu

Abertura do evento contou com mais de 12 mil pessoas

No último final de semana, a cidade de São Paulo foi palco da 9ª edição da Virada Esportiva, evento organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Foram 34 horas, entre o sábado (24) e o domingo (25), com mais duas mil atividades, incluindo para deficientes com a Virada Paraesportiva, em 416 endereços espalhados pela capital.

A abertura aconteceu na manhã do sábado (24), no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Pacaembu. O local viu seu campo de futebol ser transformado em um grande tatame para receber as diversas modalidades do Programa Temático de Artes Marciais.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; da Vice- prefeita, Nádia Campeão; dos Secretários Municipais: de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene; de Educação, Gabriel Chalita; e de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy; além dos Subprefeitos: de Ipiranga, Edna Diva Miani Santos e de Itaquera, Mauricio Luis Martins; e representando o Ministro de Esportes, Alexandre Ometo.

Durante a abertura, Chalita falou sobre como o esporte precisa estar em todos os lugares da cidade e o prefeito Fernando Haddad ressaltou a importância de oferecer essas modalidades na cidade, com enfoque na união entre esporte e a educação. Para dar inicio ao evento, o prefeito desejou a todos os presentes “que vocês usufruam da Virada Esportiva”.

De acordo com o secretário de esportes, Celso Jatene, o Pacaembu foi palco da maior abertura da Virada Esportiva que a Cidade de São Paulo já viu. Jatene ainda destacou o valor que representa os pais, parentes e amigos ao incentivarem os alunos a participarem do maior programa de esportes da cidade: o temático de artes marciais. São nove modalidades oferecidas nos Centros Esportivos e CEU’s no município. “Já temos mais de 20 mil alunos. Até o final de 2016, esperamos superar 30 mil”, afirmou o secretário.

Jatene estava acompanhado de dois, dos seus quatro filhos e da esposa, e disse que também “faço esse esforço para que os meus filhos façam igual aos filhos de vocês, se encaminhem para o esporte, para poder ser gente boa, ter bom caráter, responsabilidade e respeitar as leis para fazermos da cidade um lugar melhor”, finalizou Celso Jatene.

Logo após a abertura, os mais de 12 mil presentes puderam acompanhar o desfile e apresentações de Capoeira, Jiu Jitsu, Taekowdo, Judô, Tai Chi Chuan, Muay Tai, Kickboxing, Kung Fu e Karatê.

No meio do gramado, o grupo de Karatê do CEU de Parelheiros estava ansioso para subir no tatame e iniciar a apresentação. O corintiano Carlos Eduardo Olenka Santana, nove anos, se mostrou empolgado enquanto esperava e falou: “Quero lutar sempre karatê”. Já Diogo Pontes Oliveira, dez anos, disse que estava “achando legal estar no Pacaembu”.

Os primeiros a entrar em campo, foram os grupos de capoeira. Raone Alves dos Anjos, 17 anos, é praticante da modalidade há 10 anos e teve a oportunidade de mostrar ao público o esporte que ama e pisar pela primeira vez no gramado onde seu time, o Corinthians, conquistou diversos títulos importantes. “O esporte é tudo para mim, mexe com sentimento e saúde”, completou. Raone comentou que essa foi sua primeira experiência na Virada Esportiva, e aproveitou para praticar também Muay Thai.

Como Raone, muitos participavam pela primeira vez da Virada. Olga Mariano Bispo, 39 anos, é um exemplo. Ela levou as filhas Carla e Karina para presenciarem a abertura e falou ter gostado muito, e ficado emocionada principalmente por que “a gente nunca viu o campo”, completou.

Mônica Aparecida Rafael, 37 anos, estava acompanhada da filha de 17 anos, Kelly Rafael Zacarias, que faz capoeira adaptada. Aparecida disse já ter participado da Virada, mas que este ano estava “bem bacana, aqui no estádio”, concluiu.

A família de judocas do matemático Davi Soares Lopes, 43 anos, eram só alegria na Virada Esportiva. Sua esposa Suzana Nakabayashi Moriya, 37 anos e o pequeno Ryu Nakabayashi Moriya Lopes de seis meses, esbanjavam simpatia e felicidade. Para Suzana Nakabayashi Moriya, “o judô é uma filosofia, e essa filosofia já faz parte da sua vida”, destacou a professora que ensina judô nos Centros Esportivos de Santo Amaro e Vila Guarani.

O que se via no final, era um espaço de brincadeiras e treinamento. Crianças e adultos mostravam ao público das arquibancadas o quão importante é o esporte estar presente no dia- a- dia. Para Celso Jatene, o esforço de cada um dos participantes transformou o último sábado, em um dia histórico para o Estádio do Pacaembu e a Cidade de São Paulo, com a abertura da Virada Esportiva. “Começamos com chave de ouro”, concluiu o secretário.

Por dentro da Virada

Na zona leste, o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), contou com atividades como capoeira e karatê, aula de zumba e pilates, torneio de jogos de mesa, tênis e Cross Racing, festival de bocha e gincana aquática. Os destaques foram a Corrida 24 horas para os adultos e os brinquedos Infláveis que animaram as crianças.

Ainda no CERET, outra atração que chamou a atenção, foi a Virada Paraesportiva, que ofereceu os seguintes esportes: bocha, futsal, tênis, basquete, golfe, atletismo, badminton, judô, capoeira, futebol e vôlei.

Já entre o Parque da Luz e a Estação Júlio Prestes, foi realizada uma exposição de carros da categoria Off-Road, incluindo veículos militares, e passeio RC 4x4 (Carros de Rádios Controles). Mas o que atraiu o publico presente, foi o passeio Off Road, que contou com demonstrações de técnicas de condução em uma pista de Challenge Track, uma estrutura de aço com declines e subidas compostas por obstáculos que recriam um ambiente da modalidade.

E ali perto, saindo do Parque da Luz, era possível aproveitar e conhecer um esporte não tão comum assim no país, o Beisebol. No Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, localizado no bairro do Bom Retiro, foram oferecidas atividades de Beisebol, como Catching Ball (jogada de defesa), simulação de rebatidas e gincana recreativa com ênfase no esporte.

Neste ano, aproximadamente 3,5 milhões de pessoas participaram da 9ª edição Virada Esportiva. Foram mais de 140 modalidades nos 49 centros esportivos municipais, nos 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs), em algumas unidades do SESC e nos Centros da Comunidade (CDCs).

Confira mais fotos do evento no link: https://www.flickr.com/photos/secretariadeesportes

Texto:

Carlinhos Araújo – acaraujo@prefeitura.sp.gov.br

Fabiana Rosa – frosasilva@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:

Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Victor Sampaio - vscalmeida@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!