Crianças de escola do ABC visitam o Centro Olímpico

Os jovens entre 11 e 14 anos puderam acompanhar e até participar do treino de Luta Olímpica

Uma escola em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, tem dado um exemplo de inclusão social através do esporte. Os alunos da EE Ayrton Senna da Silva participam dos treinos de Luta Olímpica dentro da instituição de ensino e fizeram uma visita ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, o COTP.

O projeto existe há dois meses e é uma iniciativa de dois professores do Centro Olímpico: Roberto Alves, 38, auxiliar técnico e quem ensina os treinamentos às crianças da escola, e também a treinadora Lucimar Medeiros. Para Roberto, o intuito é trazer as crianças para a prática esportiva e passar um pouco da filosofia da arte marcial. “Quando eu entrei em contato com o colégio onde eles estudam, me disseram que as crianças tinham problemas com disciplina e inadimplência. Eu pedi autorização para me voluntariar como professor e levar a Luta Olímpica como forma de iniciação esportiva, para mostrar que o esporte é uma coisa válida e tem seus benefícios”, destaca.

O estudante Gabriel Cândido, 13, já pratica a modalidade com o professor Roberto em São Bernardo do Campo e adorou conhecer o COTP. “O espaço aqui é bem utilizado para o treino”, avalia. Gabriel conta que o lugar onde treina no colégio é improvisado. “É uma sala pequena, mas dá para treinar”, explica o garoto, que define seu futuro no esporte como “promissor”.

Lorraine da Silva, 11, também aprovou o esporte que acabou de conhecer. “Eu achei divertido. Pena que não posso fazer porque estou de calça jeans”, lamenta. Ela ainda ressalta que poderia convencer seus pais a deixá-la praticar a Luta Olímpica. “Não é tão agressiva, é diferente”, diz.

Para a professora de educação física, Elaine Ribeiro, 41, o resultado já pode ser notado durante as aulas. “Os alunos que estão com o professor Roberto já apresentaram melhoras no desempenho e na disciplina. Às vezes, eles mesmos se cobram quando, por exemplo, algum deles diz algum palavrão ou se comporta de uma maneira que a própria luta não permite”, conta.

As aulas acontecem todas as quintas-feiras, das 14h às 16h30, dentro das instalações do EE Ayrton Senna da Silva.

Texto: Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Ludmilla Florêncio - ljflorencio@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!