Final de semana no CDC Vila Cisper une cerca de 350 jovens nas palestras, plantio de árvores e torneio de futebol


Sofia Mikrute

O Festival Verde - “Projeto Taça Mais Verde” - reuniu 365 crianças entre 7 e 14 anos no último sábado, no CDC Areão Vila Cisper, em Ermelino Matarazzo. O objetivo foi o de alertar sobre o uso e descarte do óleo residual de fritura, além da importância de reciclar as garrafas pet, latinhas de alumínio e o papel, por meio de palestras.

Elas fizeram o plantio de 55 árvores, doadas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. A programação contou, ainda, com um torneio de futebol de areia, que teve a participação de meninos e meninas de toda a região.

Cada criança deveria levar uma quantidade mínima de 10 garrafas pet e algumas latinhas para participar das atividades. Marcelo Silva, que mora na região há 34 anos, levou dois de seus quatro filhos ao CDC e destacou a importância da iniciativa: "A reciclagem de material é muito importante porque, assim, teremos menos lixo acumulado. As pessoas estão destruindo o meio ambiente. É preciso replantar o verde antes que acabe".

O campo de areia estava dividido em quatro pequenas quadras de futebol, onde os times foram separados por faixa etária e a bola rolou até as 15h. O plantio das árvores foi feito pelas crianças na calçada do próprio Areão.

Já o material arrecadado vai para a empresa de reciclagem Coleta Bem, e a cada quilo, a remuneração é revertida em materiais esportivos para o CDC. O óleo residual e de fritura foi doado ao Grupo Metropolitano Paulista do Programa Agenda 21.