Aulas de tênis atraem alunos para as unidades do Clube Escola

Mais de duas mil pessoas já participam das atividades oferecidas pela Secretaria de Esportes

Texto e Foto: Pedro Piva

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação quer ampliar as aulas do tênis nas unidades do Clube Escola. Atualmente, duas mil e trezentas crianças, jovens e adultos participam das atividades e disputam torneios que são organizados ou tem o apoio da Seme. De origem francesa, o tênis, já foi considerado um esporte para ricos. No início, em Paris, e ,depois, na Inglaterra, a modalidade das raquetes estava realmente enraizada na aristocracia. Hoje este quadro mudou. O esporte vem se tornando popular e ganhando novos praticantes.

No Clube Escola Mooca, por exemplo, os atletas pertencem a mais diferentes classes sociais. A professora Vivian Sampaio confirma a impressão: “Aqui os alunos chegam de todos os cantos da cidade e das mais diferentes realidades. Temos meninos que moram em cortiços aqui próximos e estudam em escola pública, assim como garotas que residem nos Jardins e estudam no Dante Alighieri. Todos convivem muito bem juntos e aproveitam ao máximo as aulas de tênis”.

Matheus, 7, é um dos meninos que praticam o tênis na unidade. Estudante da rede pública de ensino, ele mora com a bisavó e é ela quem o leva para as aulas. O garoto pediu para treinar todos os dias, com turmas mais velhas inclusive. Esforçado, ele ganha o reconhecimento. “Ele bate muito bem na bola”, conta a professora.

Outros 20 Clubes Escola também contam com quadras de tênis. Freguesia do Ó, Jd. São Paulo, Vila Maria, Tiradentes, Tatuapé, Parque dos Trabalhadores, Santo Amaro, Pacaembu, Mané Garrincha, Lapa e Butantã estão entre os equipamentos que recebem os praticantes.