Atletas nacionais são homenageados no Bosque da Fama

7ª Edição do evento aconteceu na última terça- feira (08)

Emoção e orgulho marcaram a cerimônia do Bosque da Fama. Na 7° edição, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) e o Panatlon Club São Paulo consagraram seis atletas olímpicos.

Nesta edição, pela primeira vez uma mulher paratleta compôs a lista de homenageados: Terezinha Guilhermina. A velocista é a deficiente visual mais rápida do mundo, e afirmou ser uma honra estar do lado de grandes nomes, “isso me torna tão grande quanto eles. Além de ser uma homenagem pelos títulos e resultados, é uma árvore que está junto ao seu nome, valorizando o meio ambiente”, relatou a medalhista de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Londres e no Parapan-Americanos de Toronto 2015.

O corredor José João da Silva se sentia agradecido por fazer parte do Bosque, “é um orgulho ser homenageado em época de pré- olimpíadas”, disse o bicampeão da Corrida Internacional de São Silvestre, tendo conquistado em 1980 o titulo após 34 anos sem vitórias brasileiras.

A saltadora Wanda dos Santos também conquistou seu lugar na calçada da fama brasileira, e disse que “ser lembrada é a melhor coisa do mundo. Todas as homenagens que recebo me emocionam mais do que na época que corria. Eu estou muito feliz”, finalizou a medalhista dos jogos Panamericanos.

No ano de 1984, Luiz Onmura marcou a história do judô no Brasil, ao conquistar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, a primeira medalha da modalidade para o país. Para o atleta, ser homenageado em vida representa muita coisa, “em relação aos feitos que nós fizemos durante a gestão de atleta, é a maior satisfação”, concluiu Onmura.

O jogador de basquete Amaury Antônio Pasos, sentiu-se privilegiado, pois “estar ao lado de expoentes do esporte brasileiro e ser um deles também, é uma homenagem muito bonita, e me sinto extremamente honrado”, finalizou o bicampeão mundial em 59 e 63, com duas medalhas olímpicas de bronze, em 60 e 64 e quatro Campeonatos Sul-Americanos.

O ex- técnico da Seleção Brasileira Masculina de vôlei, José Carlos Brunoro, também inaugurou sua placa no Bosque e disse que, “é uma das mais bacanas que já recebi. É bem a coisa que o esporte significa: a construção, crescimento, beleza, natureza, reflexo do ser humano”, finalizou o campeão pela Seleção, sendo quarto lugar na Copa do Mundo do Japão, Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, campeão Sul-Americano de 1985, na Venezuela e no Mundial da França em 1987.

A Vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, esteve presente para prestigiar a cerimônia onde os atletas apadrinharam as árvores já existentes, e ressaltou que é uma ideia fantástica, e “essa memória é fundamental, pois junta o esporte e o meio ambiente”, observou Campeão.

Lançado em 2008, o Bosque da Fama representa a preservação do meio ambiente e da história de medalhistas importantes para o esporte nacional. O jornalista Henrique Nicolini, 89 anos, é fundador do Panathlon no Brasil e membro de Honra do Panathlon Internacional, e espera que o Bosque cresça a cada ano, pois “um país que não cuida da memória esportiva, é um país sem identidade”, concluiu Nicolini.

O Bosque da Fama fica localizado no Parque das Bicicletas, na Alameda Iraé, 35, em Moema, e já conta com nomes como Hortência de Fátima, Janeth dos Santos, Paula Gonçalves e Carlos Domingos (Mosquito), do basquete; Gustavo Borges e Ricardo Prado, natação; Maria Esther Bueno e Fernando Meligeni, tênis; Zito, Pepe e Coutinho, futebol; Éder Jofre, pugilismo; Emerson Fittipaldi, automobilismo; Maurren Maggi e Fabiana Murer, atletismo e Daniel Farias Dias, natação paraolímpica.

Como o objetivo é preservar a história, há também um tributo aos medalhistas falecidos, como Adhemar Ferreira da Silva, Ícaro de Castro Mello e João Carlos de Oliveira (João do Pulo), do atletismo; Carmo de Souza e Ubiratan Maciel, basquete; Ayrton Senna da Silva, automobilismo.

Confira mais fotos do evento no link: https://www.flickr.com/photos/secretariadeesportes

Texto: Fabiana Rosa – frosasilva@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!