Gramado do Pacaembu recebe projeto Manhãs Olímpicas

Centenas de crianças vivenciaram 15 modalidades que estarão presentes nos Jogos Olímpicos de 2016

Palco de grandes eventos esportivos internacionais como Copa do Mundo de 1950 e Jogos Pan Americanos de 1963, o complexo esportivo do Pacaembu recebeu nesta sexta-feira, a abertura do projeto Manhãs Olímpicas.

Até o dia 31 de agosto, durante todas as sextas-feiras, das 9 às 13 horas, crianças de seis a doze anos poderão vivenciar práticas das modalidades olímpicas no estádio mais charmoso da capital paulista. Vale lembrar que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão realizados no período de 05 até 21 de agosto deste ano.

Pedro Henrique Cardoso Domingos, de 10 anos, estudante da 5º série da EMEF Professor André Rodrigues Alckmin, da Vila Brasilândia, na zona norte, contou que estava ansioso para poder participar das clínicas das Manhãs Olímpicas. Lucas Ribeiro de Assis, de 10 anos, também estuda na mesma escola de Pedro Henrique, e disse ser fã do corredor jamaicano Usain Bolt. “Espero que o Brasil possa ter um bom desempenho nas Olimpíadas, mas faço um alerta: acho que tem países bem mais forte que o nosso”, ressaltou Ribeiro.

Dividido em grupos por faixa etária, professores do Instituto Social Esporte e Educação , da Ana Moser (ex- jogadora de vôlei da Seleção Brasileira que conquistou a primeira medalha olímpica), ministraram clinicas de futebol, rugby, ginástica artística, badminton, taekwondo, judô, tênis, vôlei sentado, atletismo, futebol de cinco, handebol, futebol de sete, basquete, tênis de mesa e esportes paraolímpicos.

O estudante Lucas Cordeiro Góes, de 12 anos, veio do CDC Sonjia, no Jardim das Imbuias, na zona sul da cidade, e destacou que isto serve como incentivo para a prática esportiva. Lucas acredita que os atletas brasileiros vão se dar bem nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. “Todos eles vão ter um incentivo muito grande da torcida brasileira”, afirmou Cordeiro.

Além de estimular as crianças a realizar atividades físicas, Pedro Henrique, de 13 anos, ressaltou a importância de também cuidar da saúde, “é bom praticar um esporte às vezes, ajuda a ficar forte”, concluiu o Henrique.

O professor de educação física, Carlos Kleber Lemos é um dos organizadores do evento e contou que o projeto também ajuda a resgatar a história do Pacaembu para as crianças. “Muitas nunca conheceram o Pacaembu”, afirmou o professor que também trabalha no CGPE da Secretaria de Esportes.

Visitando pela primeira vez o Pacaembu, o pequeno Rafael Eusébio, de 11 anos, estava muito animado para começar a jogar bola. “Eu vim do CDC Caldeirão do Iporanga, e é uma oportunidade única que nós estamos tendo”, finalizou Rafael.

Alunos das redes estaduais, municipais e particulares de ensino, além de ONGs, Centros Esportivos e CDCs podem participar. As inscrições para o projeto devem ser feitas através do e-mail: manhasolimpicas@isesporteeducacao.org.br ou pelo telefone 3396-6408, lembrando que até a última sexta- feira de abril, todas as vagas já estão preenchidas.

Confira mais fotos do evento no link: https://www.flickr.com/photos/secretariadeesportes

Texto:

Carlinhos Araujo - acaraujo@prefeitura.sp.gov.br

Fabiana Rosa – frosasilva@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:

Guilherme Guidetti – gguidetti@prefeitura.sp.gov.br