Piscina do Pacaembu é reaberta ao público

Com nova reforma, o local também pode receber competições oficiais e internacionais

Depois de passar pela maior reforma deste 1940, a piscina do Complexo Esportivo do Pacaembu foi reaberta nesta sexta- feira (11). A casa de máquinas passou por uma recuperação estrutural completa, com intervenções que nunca haviam sido feitas durante seus 76 anos.

Foi instalado um novo sistema de drenagem com duas bombas, e otimizado o acesso para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de nova pintura em todas as suas dependências.

Para inaugurar a piscina, atletas de sete a dez anos do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) realizaram seu treinamento diário no novo local. Samuel Gomes que treina há 7 meses no COTP, estava animado para entrar na água e mostrar o seu estilo preferido de natação: o nado peito.

Gabriel de Souza Pistilli, de 9 anos, está no Centro Olímpico há um ano e meio e diz que o estilo que mais gosta é o borboleta. “Foi legal nadar nessa piscina descoberta. Ela é mais bonita e diferente da que eu treino diariamente no COTP”. Ambos os jovens atletas tem em comum o ídolo Michael Phelps (medalhista olímpico) e querem seguir a carreira profissional.

A reinauguração contou com a presença do Prefeito Fernando Haddad e dos Secretários Municipais Celso Jatene e Gabriel Chalita; de Esportes e Educação, respectivamente. O Prefeito destacou que a piscina ficou muito bonita com a reforma e presenteou os atletas do COTP com uma medalha de participação.

 

Manhãs Olímpicas

Em sua segunda semana, o projeto Manhãs Olímpicas contou com a participação de mais de 400 crianças e da ex- jogadora de Basquete, Alessandra Silva de Oliveira. Com 42 anos, a atleta já conquistou alguns títulos, como o mundial em 1994, na Austrália, a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos, e o bronze em 2000, em Sidney, na Austrália.

Para a ex- jogadora é importante promover eventos como este, “pois serve como incentivo para a descoberta de novos atletas. Eu mesmo comecei a treinar na escola”, finalizou Oliveira.

O ginásio de esportes do Pacaembu, também recebeu a visita do Prefeito Fernando Haddad, que conversou com as crianças que participavam do Manhãs Olímpicas e ressaltou a importância do projeto, sendo que este “é um ano de Olimpíadas, e vamos ser sede do futebol aqui em São Paulo”, concluiu.

A pequena Dominik Vieira de Oliveira, de 7 anos, estudante da EMEF Florestan Fernandes, estava feliz em poder participar do evento "gostei da clínica de futebol".

O projeto Manhãs Olímpicas acontece toda sexta- feira. Alunos das redes estaduais, municipais e particulares de ensino, além de ONGs, Centros Esportivos e CDCs podem participar. As inscrições para o projeto devem ser feitas através do e-mail: manhasolimpicas@isesporteeducacao.org.br ou pelo telefone 3396-6408, lembrando que até a última sexta- feira de abril, todas as vagas já estão preenchidas.
 

Confira mais fotos do evento no link: https://www.flickr.com/photos/secretariadeesportes

 

Texto:

Carlinhos Araujo - acaraujo@prefeitura.sp.gov.br

Fabiana Rosa – frosasilva@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:

Guilherme Guidetti – gguidetti@prefeitura.sp.gov.br