Estrelas do esporte nacional participam do Bosque da Fama

8ª edição do evento aconteceu nesta terça-feira (06)

Homenagear um atleta é manter viva a memória do esporte brasileiro, ainda mais se o intuito também for estimular a preservação do meio ambiente. Com este pensamento, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) e o Panathlon Club São Paulo realizaram, nesta terça-feira (06), a 8ª edição do Bosque da Fama.

O espaço localizado no Parque das Bicicletas, na Alameda Iraé, 35, em Moema, este ano recebeu os atletas: Roberto Rivellino, tricampeão mundial de futebol em 1970, no México; Simone Camargo Rocha, do Golball e Atletismo Paralímpico; e Paulo César dos Santos, do Basquete Paralímpico. Os três agraciados apadrinharam árvores existentes com a inauguração de uma placa com nome e as suas conquistas.

Roberto Rivellino, atualmente comentarista esportivo, contou estar muito feliz e afirmou que é “muito agradável receber uma homenagem em vida, por que, infelizmente, o brasileiro tem uma memória curta. Só quando você morre é que é lembrado”, concluiu antes de adotar a espécie Araticum-do-Mato.

DSC_3155

Já a esportista paralímpica Simone Camargo Rocha, apadrinhou a Ceriguela. Segundo Rocha, que ainda atua no Golball e Atletismo Paraolímpico, participar dessa cerimônia é “um motivo de muito orgulho. Sinto-me como uma representante da minha modalidade e fico feliz em saber que seremos eternizados em um lugar que já é berço de tantos outros atletas”.

DSC_3169

Representando o esporte paralímpico, também estava Paulo César dos Santos, do basquete em cadeiras de rodas. O campeão Sul-Americano de Seleções: Brasil (2012) e Venezuela (2013) destacou que se sente honrado por esse reconhecimento dos paralímpicos e é “muito significativo esse gesto. É uma emoção para mim”, disse em frente ao limoeiro com sua placa.

DSC_3190

No evento, além dos agraciados, estavam presentes: Pedro Roberto Pereira de Souza, presidente do Distrito Brasil do Panathlon; Dr. Milton Pereira dos Santos, vice-presidente da Panathlon São Paulo; coronel Corrêa de Carvalho, ex vice-presidente do Panathlon International; o diretor do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), Luís Eduardo Dutra Rodrigues; a ex-atleta Wanda dos Santos, do atletismo; Rogério Sampaio, do judô; e a viúva de Moacyr Daiuto (ex-treinador de basquete), Loyde Del Nero Daiuto.

Lançado em 2008, o objetivo do programa é preservar a história para que os atletas “não sejam esquecidos entre a população”, como afirmou o fundador do Panathlon no Brasil e membro de Honra do Panathlon Internacional, Prof° Henrique Nicolini. Com 90 anos, o também jornalista espera expandir a área ocupada pelo Bosque da Fama por todo COTP. “Esse é um lindo lugar para o esporte”, concluiu.

O vice-Presidente da Panathlon São Paulo, Dr. Milton Pereira dos Santos, espera que o programa eternize “todos os esforços destes atletas para chegarem ao topo, como chegaram”.

O espaço já conta com estrelas como: Hortência de Fátima, Janeth dos Santos, Paula Gonçalves e Carlos Domingos (Mosquito), do basquete; Gustavo Borges e Ricardo Prado, natação; Maria Esther Bueno e Fernando Meligeni, tênis; Zito, Pepe e Coutinho, futebol; Éder Jofre, pugilismo; Emerson Fittipaldi, automobilismo; Maurren Maggi e Fabiana Murer, atletismo e Daniel Farias Dias, natação paralímpica.


Serviço:

Bosque da Fama
Local: 
Parque das Bicicletas
Endereço: Alameda Iraé, 35, Moema

Texto:Fabiana Rosa – frosasilva@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Francisco Pinheiro – fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br