Centro Olímpico recebe Etapa Estadual do Torneio da Fundação Casa

Campeonato de Futebol pode representar uma nova oportunidade para os internos

Nesta quinta-feira (16), o COTP da cidade de São Paulo sedia, pela segunda vez, o Campeonato Estadual de Futebol para jovens em reabilitação. Hoje ocorrem dois jogos, o primeiro entre Rio Tâmisa e Casa de Itanhaém; o segundo entre Santo André e Casa de Itanhaém II.

Está é a 13ª edição da competição que conta com 146 times de 11 regiões paulistas. Mais do que levar o espírito esportivo para esses garotos, com idade de 12 a 21 anos, a Fundação também busca apresentar novos caminhos através de diferentes áreas, como Arte, Cultura, Educação Profissional e Supletivo Escolar.

Segundo o Coordenador do evento, Carlos Alberto Robles, oferecer opções para adolescentes que infligiram à lei, é um dos motivos que explica o baixo número de jovens que retornam à Fundação Casa. Pelas informações de Robles, a margem fica em 14% de reincidência, dado importante no contexto social, apesar de ainda não ser o ideal.

Outro ponto que tem melhorado as porcentagens de resocialização, é o chamado Plano Individual que, basicamente, se resume na observação pessoal de cada caso, levantando os pequenos hábitos e as relações que os internos têm com as pessoas ao seu redor.

Apesar das várias medidas elaboradas, o coordenador reafirma a importância da família, que precisa estar próxima ao jovem nesta difícil situação.

A Secretaria de Esportes e Lazer apoia o Campeonato de Futebol da Fundação Casa.

 

Texto: Stefano Machado - stefanomsilva@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Jackson Quirino