Garotos de Centro Esportivo fazem sucesso mundo a fora com esporte

José Bonifácio faz parte das localidades da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

É na zona leste da cidade que dois grandes nomes do Jiu-Jítsu infantil começam sua história mundo a fora. No último mês, Guilherme Avenilo e Danilo Wruck foram disputar um dos maiores campeonatos da modalidade: o Pan Kids, realizado na Califórnia (EUA). A técnica, carinhosamente chamada de Jack, dá continuidade aos treinamentos na torcida por um futuro promissor dos garotos.

A busca pelo ouro

Guilherme Avenilo tem apenas 13 anos e já coleciona grandes medalhas em sua trajetória. Ele vive em um contexto simples no bairro de José Bonifácio, treina quatro vezes por semana há 6 anos no projeto Orgulhos da Jack e em sua primeira experiência no Pan Kids voltou com o ouro para casa.

O garoto disputa na categoria infanto-juvenil até 55Kg, inexistente no Pan, o que o levou a entrar na categoria acima de 65Kg. Guilherme superou as barreiras do peso e conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio. “Lutei contra grandes adversários. Foi bem difícil, mas consegui ser campeão”, diz.

Do sonho à realidade

Foi nos tatames do Jiu-jítsu que Danilo Wruck decidiu lutar por seus objetivos e aos 13 anos, realizou o sonho de entrar no Pan Kids. Pelo nervosismo e ansiedade, o jovem lutador saiu da Califórnia sem medalhas, mas hoje treina de forma intensiva para que no próximo torneio conquiste a tão esperada medalha dourada.

Seu próximo objetivo agora é disputar o campeonato mundial e para isso conta com o apoio da família e da técnica Jackeline Oliveira. Apesar do resultado, Danilo comenta de forma positiva em relação à disputa: “Foi muito legal, a experiência foi outra coisa. Antes de começar a lutar, eu nunca me imaginei indo para fora do país”.

O projeto

Ambos os lutadores participam desde o começo da carreira do projeto Orgulhos da Jack, realizado nas dependências do Centro Esportivo José Bonifácio. Com mais de 20 anos de existência, foi fundado pelos mestres Everdão Alegari e por Toni com o nome de Nascidos para Vencer. Por lá passaram grandes nomes do esporte, entre eles: Sérgio Morais (lutador de MMA e tetra campeão mundial de Jiu-jítsu), Guilherme Augusto (campeão brasileiro de Jiu-jítsu) e Demetrio de Souza.

Jackeline Oliveira, está na frente do projeto há 6 anos e treina crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos. A professora decidiu abrir mão do campeonato que iria disputar parta acompanhar os meninos no Pan Kids, mas comenta: “Por essa porta que se abriu, várias outras virão. Isso foi uma sementinha que eu plantei.”
 

Texto e Fotos: Daniel Alves - dalves@prefeitura.sp.gov.br