Centro Esportivo Tietê recebe primeira estação inclusiva de ginástica

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e com o patrocínio do Banco Santander, inaugurou a primeira estação de ginástica ao ar livre para pessoas deficientes neste domingo (04), no Centro Esportivo Tietê, localizado na zona norte da capital.

A estação de ginástica convencional, patrocinada pelo Banco Santander conta com uma área total de 27 m² e uma estrutura preparada para receber à população, com rampas de acesso, barras e paralelas em alturas reduzidas, mecanismos para exercícios aeróbicos de membros superiores, áreas de circulação ampliadas, além de fitas e limitadores de segurança extras.

O aparelho possui piso de madeira de plástico reciclável e equipamento totalmente inoxidável. Também existem dois grupos de trabalho de exercícios: alongamento e fortalecimento muscular. Para o alongamento, o usuário deve trabalhar com as barras fixas, que contam com uma regulagem de altura. Já o aparelho de fortalecimento possui paralelos, indicados para os tríceps.

Segundo o Gerson Schneider, representante da empresa Mude, parceira do projeto, o objetivo é incluir pessoas com alguma deficiência para que elas possam treinar de forma independente e gratuita. Para o cadeirante José Maria da Silva, 58 anos, a estação é muito importante pra cidade: “muito boa iniciativa, mas deveria existir em todas as praças da cidade”.

O evento contou com a presença do Secretario de Esportes e Lazer, Jorge Damião, e o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato.

Esportistas, escoteiros, grupos de cadeirantes e deficientes das mais variadas necessidades especiais, também estiveram no local, além de duas atletas do taekwondo, Suelen Rutz e Débora Menezes, ambas da categoria K42 - deficientes de membros superiores - e pertencem a Federação Brasileira de Parataekwondo. As duas fazem parte de um seleto grupo de 12 atletas, e somente elas irão disputar seletiva mundial.

O espaço permite a entrada de até 9 usuários e a presença de 3 cadeirantes por vez, sem limite de idade. Qualquer pessoa pode usufruir do espaço, sem a necessidade de cadastro e inscrição.

 

Texto e fotos: marianeoliveira@prefeitura.sp.gov.br