Ginásio de Sumô de São Paulo recebe Campeonato Brasileiro

Neste ano, participaram atletas do Rio de Janeiro, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo

 

Neste último final de semana (15 e 16) foi realizada a 56ª edição masculina e a 20ª edição feminina do Campeonato Brasileiro de Sumô, no ginásio dentro do complexo esportivo do Estádio Municipal Mie Nishi, em São Paulo. O espaço, localizado no Bom Retiro, é o único ginásio público fora do Japão.

O evento reuniu cerca de 200 atletas de cinco estados brasileiros em várias categorias. Conhecida como "luta dos deuses", a competição tem um significado místico cheio de tradições. Como a cerimônia de abertura, em que é realizado um ritual para pedir a proteção dos deuses na competição.

As lutas começaram a partir do meio-dia, os juízes sentaram-se em cada canto do dohyo (uma espécie de ringue) onde os rikishi (lutadores) tinham o objetivo de lançar o oponente para fora. Os combates se prolongaram durante os dois dias de campeonato.


O torneio teve a participação especial da seleção brasileira de Sumô, que foi classificada para o Word Games em Wroclaw, na Polônia. A competição é o principal campeonato de jogos não olímpicos, com mais de 40 esportes diferentes.

A atleta e professora Luciana Montgomery Watanabe, 32, anos é uma das classificadas para a seleção. A lutadora, que entrou no Sumô com apenas 15 anos, tem um projeto educacional que ensina o esporte para mais de 80 crianças e adolescentes. “O sumô é uma modalidade que está em expansão no Brasil, mas era muito restrita a comunidade japonesa. Hoje estamos quebrando isso”, relata a atleta.

Uma de suas alunas, Cecília Miguel França, de apenas 9 anos, venceu uma das primeiras batalhas do campeonato brasileiro, provando que não há idade ou tamanho para participar.

Texto e Foto: Tainara Cavalcante Santos - tainaracs@prefeitura.sp.gov.br