Memorial da América Latina promove exposição mexicana do Dia dos Mortos

Memorial da América Latina promove exposição mexicana do Dia dos Mortos

 
No mês dos mortos, em que celebramos o Dia de Finados e Halloween, a tradição mexicana do Dia de Muertos não poderia ficar de fora. No último sábado (28), o Memorial da América Latina estreou a mostra o: Dia de Muertos, Exposição de altares.

A festa, organizada pelo Consulado Geral Mexicano de São Paulo, contou com a participação da cônsul mexicana, Margarita Pérez Villaseñor Bienvenido, que conduziu os convidados durante a exposição. A estreia teve também a participação do cônsul canadense, Stefan Mauri, representantes do Paraguai e Uruguai, além do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jorge Damião, e o diretor de Atividades Culturais do Memorial.

Além da abertura da exposição, a festa na Praça Sombra contou com shows, barracas de comidas típicas, artesanato, maquiagem e concurso de fantasias. Outra grande atração da festa foi a prévia interativa do filme da Disney: Viva - A vida é uma Festa.

 

O Dia dos Mortos, uma das tradições mais antigas do México, chegou ao Brasil com elementos de várias culturas diferentes, mas principalmente as brasileiras, como os santos, as cores e as bebidas. No altar dos mortos, houve dois homenageados: o artista plástico mexicano Felipe Ehrenberg e a atriz e produtora luso-brasileira Ruth Escobar.

Serviço
Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664
De terça a domingo, até o dia 5 de novembro

 

 

 

Texto e foto: Tainara Cavalcante - tainaracs@prefeitura.sp.gov.br