Time de Gueitebol do Ibirapuera disputa brasileiro no final de semana

O campeonato nacional para idosos será no Centro Esportivo Vila Guarani


No próximo domingo (11) acontece o 34º Campeonato Brasileiro de Gueitebol de Idosos, no CE Ryuso Ogawa, clube da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, conhecido como CE Vila Guarani. O Centro Esportivo apresenta uma das melhores estruturas do mundo para a modalidade e sedia diversas competições, nacionais e internacionais. A disputa começa às 9h e a premiação está prevista para as 16h.

O campeonato é dividido em três categorias: Tsuru (70 a 74 anos), Kame (75 a 79 anos) e Kotobuki (mais de 80 anos), nomes japoneses que significam, respectivamente, Cegonha, Tartaruga e Longa Vida. Cada uma delas tem mais de 20 times com cinco jogadores inscritos. O CE Ibirapuera entrou na disputa com cinco equipes, três na Tsuru e dois na Kotobuki.

Cada time jogará quatro partidas com duração de 30 minutos e os três melhores colocados de cada categoria garantem o lugar no pódio. Os critérios de desempate são como no futebol, número de vitórias, saldo, entre outros.

Tokuji Kondo, 95, jogador do Ibirapuera Gueitebol Clube, pratica o esporte há mais de 20 anos. Como capitão, Kondo levou a equipe do Ibirapuera ao bicampeonato brasileiro nos anos de 2014 e 2015.

O senhor conta que nasceu na cidade de Hokkaido, considerada o berço do Gueitebol no Japão, mas pelo fato de ter vindo morar no Brasil com três anos, começou a praticar o esporte bem depois, com 70 anos. Nessa época conheceu Misue Mituuti, 82, outra jogadora do CE Ibirapuera, e os dois mantém um relacionamento até hoje.

Kondo fala sobre a importância do Gueitebol em sua vida. Mesmo com dores, o senhor vai todo dia ao Centro Esportivo para se exercitar. “Uso a cabeça, movimento o corpo e faço amizades, gosto muito”, afirma.

Texto: Bruno Pietro - bpietro@prefeitura.sp.gov.br
Foto 1: Facebook Ibirapuera Gueitebol Clube
Foto 2: Bruno Pietro