Seleção Sub-17 feminina é campeã sul-americana

Elenco composto por 22 atletas contou com cinco jogadoras do Centro Olímpico

No domingo, 25, a seleção brasileira feminina Sub-17 sagrou-se campeã do Sul-Americano da categoria, disputado entre os dias 7 e 25 de março, na Argentina. Com o título, veio também a confirmação da vaga para a Copa do Mundo Sub-17, que acontecerá em novembro de 2018, no Uruguai.

Dentre as vencedoras, cinco meninas fazem parte da equipe do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP): Marcelle, goleira; Lauren, zagueira; Miriam e Vitória, volantes; e Larissa, atacante. Destaque para a jovem Miriam, de 16 anos, que foi titular em todos os jogos da Canarinho, além de ter feito um gol na derrota contra o Uruguai por 2 a 1. Larissa também balançou as redes uma vez na competição, contra o Peru. Das convocadas do COTP, apenas Marcelle não jogou. Nenhuma outra equipe teve tantas representantes.

A campanha do Brasil no campeonato foi quase irretocável: em sete duelos, foram cinco vitórias e duas derrotas, com 11 gols marcados e apenas três sofridos. Em um quadrangular final emocionante, o passaporte para o mundial veio somente na última partida, na vitória por 3 a 0 sobre a Venezuela. O título, no entanto, demorou algumas horas a mais, pois só foi confirmado após o empate por 1 a 1 entre Uruguai e Colômbia, os outros dois times do grupo.

No fim, a seleção brasileira ficou em primeiro lugar, com 6 pontos, seguida por Colômbia e Uruguai, com 4 pontos – a Colômbia, na segunda posição pelo saldo de gols, também estará na Copa do Mundo – e Venezuela, em quarto lugar com 3 pontos. Como país-sede, a equipe uruguaia também está garantida na competição.

 

Texto: Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Fernando Coimbra/CBF