101º Baile Vem Dançar mostrou que a terceira idade está cada vez mais ativa

Superando o baile junino do ano passado o programa Vem Dançar estreou a temporada de eventos com uma grande festa que lotou o clube Juventus.

 O primeiro Baile do programa Vem Dançar deste ano foi realizado hoje (26), no bairro da Mooca. Em clima de São João, o evento reuniu mais de 3 mil pessoas em uma festa que durou a tarde inteira. Ao som ao da banda da terceira idade Azaba, não teve como ficar parado. O evento contou com a participação do secretário de Esportes e Lazer, Jorge Damião.

Este é 101º baile do programa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que tem o objetivo fomentar encontros sociais e de lazer entre os idosos de toda a cidade. Os bailes acontecem todos os anos, com um número cada vez maior de idosos que reúnem amigos e parentes e nunca perdem um baile.

É o caso de Cleo Crispim, 74 anos já perdeu as contas de quantas vezes participou dos bailes do programa Vem Dançar. A idosa é do Polo Cultural da terceira idade e está em todas as edições da festa. Na festa junina estavam presentes homens e mulheres da terceira idade de 35 centros esportivos, 10 núcleos de convivência de idosos (NCI), cinco unidades CEU’s Centros Educacionais Unificados da Secretaria Municipal da Educação SME além de amigos, parentes e convidados, lotando o salão do Clube Atlético Juventus.

A professora aposentada Rosa Brás de 73 anos, que veio especialmente de Paraguaçu Paulista para o baile, foi homenageada em nome de todos os professores de educação física que estavam presentes. Apesar da idade ela não ficou parada e também dançou todo o baile. “Adoro tudo isso, é maravilhoso, uma vida, adoro dançar!”

Desde 1970 até 2010 a taxa de idosos cresceu 256%, principalmente na região sudeste. A coordenadora do programa Vem Dançar, Dineia Cardoso, enfatiza que é preciso investir na qualidade de vida dessa faixa etária, incentivando a terem uma vida mais ativa e saudável.

Um exemplo dos benefícios de incentivo aos idosos, é Maria Gonçalves Amorim de 87 anos. Quem olha para a aposentada com todos os cabelos brancos nem imagina que ela é frequentadora ativa do Centro Esportivo Jardim Celeste e totalmente independente. A sua professora, Katty Passani confirma que ela pratica golf, alongamento e ginástica.

Além da folia, o baile sorteou algumas mudas além de premiar os grupos que mais estavam vestidos caracterizados de trajes juninos. Aproveitando o clima de Copa, até quem foi de verde e amarelo também concorreu, houve também uma premiação para o mais patriota.

 

 

 

 

 

 

Confira todas as fotos no Flickr

Texto e Fotos: Tainara Cavalcante - tainaracs@prefeitura.sp.gov.br