Projeto Rede Olímpica promove Clínica de Judô

A iniciativa prevê a expansão do treinamento olímpico a professores e atletas

Neste sábado (30), das 9h às 12h, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) realizará uma Clínica de Judô a atletas que tenham de 7 a 14 anos, com o objetivo de proporcionar uma imersão e vivência na modalidade.

Quatro instituições foram convidadas a participar do evento: Esporte Clube Pinheiros, Instituto Tiago Camilo, Judô Ogawa e Judô Santa Mônica. Ao todo, serão 90 atletas convidados e cerca de 30 do próprio COTP. Os exercícios e orientações ficarão a cargo do sensei Hatiro Ogawa.

Hatiro é neto de Ryuzo Ogawa, um dos percussores do judô no Brasil. E por isso, desde pequeno, iniciou a prática da modalidade. Já foi integrante da Seleção Brasileira de Judô e campeão pan e sul-americano. Atualmente, ministra aulas em academias e também no Centro Olímpico.

A Clínica é o segundo passo promovido pela Rede Olímpica, um projeto que visa propagar a metodologia do treinamento aplicado no COTP a outros professores e atletas. O primeiro passo foi uma espécie de curso gratuito. Professores de Centros Esportivos, CEUs, ONGs, Clubes Pagos e, principalmente, Escolas Municipais vieram até o Centro Olímpico para receber orientações variadas dos técnicos sobre como e o que as crianças e adolescentes aprendem. Agora, é a vez de esses mesmos alunos interagirem.

Segundo a Diretora de Núcleo Técnico da Rede Olímpica, Silvia Vidor, 55, a ideia é expandir Clínicas a todas as modalidades e, futuramente, conseguir a instalação de quatro polos de treinamento, um para cada região da cidade. Assim, haverá uma aproximação entre Centros Esportivos e demais instituições com centros de alto rendimento e a possibilidade de atender cada vez mais atletas. “A gente tenta fazer esse trabalho de formiguinha. Professores trabalham mais capacitados e as crianças têm mais chances de conseguir participar de uma peneira, por exemplo”, explica.

O próximo beneficiado será o basquete feminino. No dia 11 de agosto, times femininos de escolas com premiações municipais e estaduais participarão da Clínica de Basquete do COTP e, assim como os atletas do judô, ganharão mais uma oportunidade de aprendizado e experiência. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail redeolimpica@prefeitura.sp.gov.br até o dia 08/08. Basta enviar o nome da instituição, nomes e datas de nascimento das atletas, nome e contato do(a) professor(a). Podem participar:

1- Meninas de 11 a 13 anos que já tenham vivência com o basquete;
2- Que estejam acompanhadas do(a) professor(a);
3- E que sejam de escolas públicas, clubes municipais ou CEUs.

Aproveitem!

Texto: Beatriz Gois - beatrizgois@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Tainara Cavalcante