Prefeito assina acordo para incentivar o paradesporto

Secretarias Municipais de Esportes e Lazer e da Pessoa com Deficiência vão incentivar entidades ligadas ao paradesporto a utilizarem espaços públicos

Nesta sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e da Pessoa com Deficiência (SMPDE) lançaram programa de incentivo ao paradesporto, o Centro Municipal Modelo em Paradesporto (CMMP). O evento contou com a presença do Prefeito Bruno Covas, que assinou o acordo de cooperação com as entidades, abrindo as portas do Centro Esportivo Tietê, primeiro local onde acontecerão as atividades.

Além do Prefeito, participaram do evento os Secretários Municipais de Esportes e Lazer, Jorge Damião; da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato; a secretária-adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, Gitane Natache Saraiva Leão e o Prefeito Regional da Sé, Eduardo Odloak.

O Centro Esportivo Tietê já vinha promovendo o atendimento ao público com essas necessidades, através das modalidades de atletismo, tênis em cadeira de rodas, futebol de amputados, slackline, golfe adaptado, futsal, vôlei sentado e bocha adaptada, por meio de quatro entidades, a APABB, Atitude Paradesportiva, Associação Bola pra Frente e WCMX. A solenidade de hoje marcou e oficializou o acordo de parceria entre as secretarias e as organizações.

Já ao final da solenidade, o Prefeito Bruno Covas aproveitou para comunicar uma mudança na gestão da Secretaria de Esportes e Lazer. Informou a saída do Secretário Jorge Damião, que irá alçar novos desafios profissionais e deixa em seu lugar, João Farias, ex-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, eleito em dois mandatos e com passagens por Secretarias do Executivo, como Habitação e de Governo.

O experiente gestor, com residência em São Paulo há cerca de dois anos, salientou que a mudança não afeta o trabalho da pasta, pois não haverá mudanças significativas e o trabalho dos profissionais técnicos terá sequencia.

Com relação ao CMMP, a ideia do programa é que a iniciativa se estenda aos demais Centros Esportivos Municipais, facilitando assim o acesso de instituições de toda a cidade, ampliando o leque de atividades praticadas e acima de tudo, que pessoas de outras regiões tenham o acesso facilitado próximo de sua residência.

“Precisamos criar oportunidades paras as pessoas com deficiência praticarem atividades. Elas precisam encontrar esportes que tenham afinidade e contribuam para a saúde, mas acima de tudo que ocupem um espaço que é delas”, exaltou João Farias em entrevista concedida à TV Câmara. O futuro secretário assume na próxima segunda-feira.

 

 

 

 

 

 

 

Texto e fotos: Thiago Oliveira