Um golaço no centro de São Paulo

Projeto voluntário leva futebol e cidadania a crianças e adolescentes no bairro da Bela Vista

Solidariedade e inclusão social através do esporte. Esses dois termos definem o trabalho realizado por Gilson, Antônio Carlos e Wilson. Em funcionamento desde novembro de 2016, o “Arena Bela Vista” é uma escolinha de futebol gratuita para crianças de 6 a 15 anos e que já rendeu frutos.

A quadra society improvisada fica debaixo do viaduto Júlio de Mesquita Filho, no centro da cidade de São Paulo. O secretário municipal de Esportes e Lazer João Farias foi conhecer o espaço nessa segunda-feira (16) e pôde presenciar as atividades. Hoje, aproximadamente 170 crianças são beneficiadas com o trabalho voluntário dos treinadores.

No projeto Arena Bela Vista, as crianças aprendem muito mais do que jogar bola. Elas aprendem a conviver de forma coletiva, a ter disciplina, respeito, seguir regras, superar a timidez e controlar a ansiedade, além de desenvolverem a parte física e emocional.

A ideia partiu de Gilson, ex-jogador profissional, que pensou em ocupar o local com o esporte que ele tanto gosta. Tudo começou quando o filho de Antônio Carlos, outro voluntário, não conseguiu passar na peneira da Portuguesa, tradicional clube paulistano. Foi em um pedido de ajuda a Gilson que a parceria teve início. Com menos de dois anos, o time da Arena Bela Vista já foi campeão do Circuito Paulista com as categorias Sub-8 e Sub-14, além dos vices no Sub-10 e Sub-12.

O local de jogo, infelizmente, funciona de forma precária. É feito com remendos doados de uma quadra de futebol da Pompeia, assim como as traves e as bolas. A iluminação também veio através de doação, mas ainda não é o ideal. Os idealizadores do projeto receberam de João Farias o compromisso de conversar com a Prefeitura Regional, Assistência Social e, juntos, conseguirem recursos para que o projeto continue e possa, quem sabe, atender mais crianças e jovens carentes da região.

As aulas de futebol acontecem todas as segundas e quartas – para crianças de 6 a 10 anos – e toda as terças e quintas – adolescentes de 11 a 15 anos. Os treinos são sempre das 18h30 às 20h30. Interessados podem fazer parte do projeto como voluntários também.


Texto: Guilherme Guidetti - gguidetti@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Valéria Rambaldi - vrambaldi@prefeitura.sp.gov.br