CE José Bonifácio: formando campeões para a vida

Projeto social de basquete atende mais de 120 crianças no Centro Esportivo José Bonifácio, na Cohab 2, zona leste de São Paulo

Idealizado pelo técnico Fábio Santos, o programa tem o intuito de formar cidadãos por meio do esporte e fomentar a prática esportiva entre meninos e meninas de 6 a19 anos. O projeto, que é realizado em parceria com o “Instituto Drible Certo”, também aposta na modalidade como ferramenta de educação e desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

“O objetivo principal é criar um impacto social e mudanças de comportamento nas crianças e adolescentes. Quero ajudar a torná-los homens, ocupando suas mentes, acompanhando na formação escolar e eliminando ao máximo os riscos que as ruas oferecem. Temos alunos que não possuem condições de se inserir na sociedade e o basquete tem essa força de abrir os horizontes para essa garotada”, falou Fábio Santos.

Porém, ainda de acordo com o treinador, o desenvolvimento técnico e competitivo das crianças também é levado em conta. Tanto que alguns garotos que iniciaram no projeto já foram chamados por clubes tradicionais do basquete paulista como o Corinthians e o Paulistano.

“Com o passar dos treinos, alguns meninos evoluem muito e conseguimos oferecer oportunidades em clubes que disputam campeonatos fortes como o campeonato da Federação Paulista de Basquete (FPB). É uma vitória para todos os envolvidos ver meninos que começaram aqui jogando em clubes importantes. Podemos dizer que o José Bonifácio está se tornando um polo do basquete de São Paulo”.

Quem compartilha do mesmo pensamento é o coordenador do CE José Bonifácio, Manuel Marcos de Jesus. No comando do local há nove meses, ele destaca que a modalidade está enraizada na comunidade da região.

“Basquete sempre foi uma tradição do nosso Centro Esportivo. Atendemos crianças e adolescentes apaixonados pela modalidade. Algumas conseguem se destacar e vão jogar em clubes, recebem bolsas de colégios, de faculdades, o que é motivo de muito orgulho. Temos que lembrar que atendemos meninos e meninas da periferia, sem tantas oportunidades e que, através do esporte, despertam a autoestima, a convivência em grupo e tantas outras coisas”.

Interessados em participar do projeto podem procurar a direção do CE José Bonifácio (menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis para realizar a inscrição). As atividades ocorrem segundas, quartas e sextas-feiras nos períodos da manhã e da tarde. O local fica na Rua Ana Perena, 110, na Cohab 2. Mais informações no telefone 2521-3513.


Texto: Juscelino Pereira Jr
Fotos: Divulgação CE José Bonifácio