Mie Nishi comemora os 110 anos de imigração japonesa com quatro partidas de beisebol

No fim de semana, além da comemoração japonesa, o Estádio celebrou seis décadas de existência; os jogos tiveram uma grande plateia e importantes figuras que prestigiaram o evento

 Para comemorar os 110 anos de imigração japonesa e os 60 anos de história do Mie Nishi, o estádio de beisebol foi tomado pela comunidade japonesa que, com suas comidas típicas, acompanharam quatro grandes amistosos neste final de semana.

O primeiro jogo começou às 9h, o time da seleção paulista de beisebol estreou contra a equipe Waseda, diretamente da universidade de Tokyo. A partida aconteceu logo depois do içar das bandeiras, seguida dos hinos nacionais dos dois países. A torcida, sempre animada, não economizava nos gritos ao comemorar cada ponto paulista. Infelizmente, o time perdeu por 18 x 2.

No evento, estavam presentes, além de lideranças políticas, o presidente da Toyota Valter Chang, o gerente da Honda Euclides Felipe, além de cinco representantes da Confederação Brasileira de Beisebol.

Mais tarde, a equipe japonesa também disputou contra a seleção brasileira às 14h. O placar foi de 8 x 4 para o time universitário. No domingo, Waseda jogou novamente contra a equipe paulista pela manhã, com o resultado não muito diferente ao do dia anterior. A seleção paulista perdeu por 12 x 2. Às 13h, a partida contra o time brasileiro terminou em 12 x 0 para o time Waseda.

Mie Nishi


Apesar de mais de 200 anos do esporte no Brasil, o beisebol continua pouco popular. Tanto que o Mie Nishi é o único estádio público do país, construído em 1958 para celebrar os 50 anos de imigração japonesa. O estádio também já recebeu grandes competições, como Jogos Pan-Americanos de 1963 e Sul-Americanode 2002.


A construção do Mie Nishi foi uma forma de lembrar que o esporte é o mais popular no Japão. O espaço esportivo tem fortes influências à cultura japonesa, que pode ser vista também pelo ginásio de Sumô que, no passado, sediou a 56º edição do campenato Brasileiro da modalidade masculina e a 20ª feminina.

O estádio oferece mais algumas outras modalidades, como gateball, alongamento e ginástica localizada. Além das grandes competições, o Mie Nishi promove aulas durante a semana para crianças.

Mais fotos no Flickr

Texto e fotos: Tainara Cavalcante - tainaracs@prefeitura.sp.gov.br