CE Vila Guarani recebe Campeonato Mundial de Gueitebol em Setembro

Campeonato Mundial de Gueitebol será disputado no CE Vila Guarani e contará com a presença de 16 países de cinco continentes diferentes

O CE Profº Riyuzo Ogawa, na Vila Guarani, se prepara para receber o 12º Campeonato Mundial de Gueitebol. A competição acontece nos dias 22 e 23 de setembro e vai contar com a participação de 16 países de cinco continentes diferentes (África, América, Ásia, Europa e Oceania). Essa será a segunda vez que o Brasil sediará uma competição organizada pela World Gateball Union, principal entidade da modalidade no mundo. A primeira aconteceu em 1988.

Ao todo, serão 64 equipes disputando o título em apenas uma categoria, sendo que alguns países enviarão mais de um time. Entre as nacionalidades confirmadas estão a China, Japão, Taiwan, Austrália, Estados Unidos, Coréia do Sul, França, Uruguai, Argentina e Peru. Cerca de 600 atletas e representantes das equipes estarão envolvidos na competição.

“O Campeonato Mundial será uma grande oportunidade para mudar o conceito sobre o gueitebol no Brasil. Não se trata de um joguinho de velhos ou apenas da colônia japonesa. Queremos transformar a modalidade em um esporte conhecido nacionalmente e rejuvenescer nossos atletas”, falou Seizi Oga, Presidente da Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo.

Para João Farias, Secretário de Esportes e Lazer de São Paulo, o Campeonato Mundial será uma ótima oportunidade para a interação entre os atletas e também para o desenvolvimento do gueitebol no país.

“Além de melhorar a qualidade de vida de seus praticantes, o gueitebol também é uma forma de interação entre os competidores. É um esporte que está se popularizando bastante aqui no Brasil e o exemplo disso foi à escolha de São Paulo como sede de um campeonato tão importante como o mundial”, falou o secretário.

Para o chefe da pasta de esportes, receber a competição internacional em um dos centros esportivos da cidade é motivo de muito orgulho.

“Estamos muito honrados em receber no CE da Vila Guarani uma competição de nível mundial, com 16 nacionalidades diferentes e participantes de várias idades. Será uma oportunidade de mostrar que nossa cidade possui uma estrutura com bons equipamentos e locais apropriados para receber grandes competições”.

 

Texto: Juscelino Pereira Jr

Foto: Bruno Pietro