Pela primeira vez, refugiados venezuelanos participarão da Copa dos Refugiados

Lançamento do evento, que terá a presença do secretário de Esportes e Lazer e autoridades, acontecerá no auditório do Centro Olímpico

O lançamento da Etapa São Paulo da Copa dos Refugiados 2018 será realizado nessa sexta-feira (24), no auditório do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). O encontro começa às 9h30 com a presença de representantes da ONG África do Coração, responsável por organizar a competição, atletas das equipes participantes e de autoridades da cidade de São Paulo. Entre elas, o secretário de Esportes e Lazer João Farias e autoridades.

“Esse é um evento que vai muito além do esporte e de partidas de futebol. O maior destaque da competição é a visibilidade dada à causa dos refugiados e a esse tema que está cada vez mais presente no nosso cotidiano”, disse João Farias.

Nas palavras de Jean Katumba, refugiado congolês e Presidente da ONG África do Coração, essa é uma grande oportunidade para a integração de pessoas em situação de refúgio no Brasil. “A Copa dos Refugiados é um projeto voltado principalmente para a integração social das pessoas refugiadas junto à população brasileira”.

A Copa dos Refugiados teve início em 2014, sendo idealizada pela África do Coração com apoio institucional da Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

“O esporte é o meio que propicia o vínculo entre os jogadores de diferentes nacionalidades que participam da Copa dos Refugiados e perpassa os aspectos culturais e sociais de quem busca uma nova chance de reconstruir suas vidas”, disse Maria Beatriz Nogueira, chefe do escritório do ACNUR em São Paulo.

Durante o evento no COTP, será realizado o sorteio dos grupos e a entrega dos uniformes.

Ao todo, disputarão a competição 16 seleções de três continentes diferentes: América do Sul, África e Ásia, além de uma equipe que representará a Agência da ONU para Refugiados, a ACNUR. Os países representados serão Venezuela, Marrocos, Níger, Togo, Nigéria, Mali, Guiné Bissau, Angola, Camarões, Senegal, Gana, Congo, Iraque, Síria, Líbano e Coréia do Sul.

As partidas serão disputadas entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro e ocorrem no Campo do Jardim São Paulo, Vila Manchester e no Estádio Jack Marin. Todos os jogos com entrada gratuita.

A Copa dos Refugiados 2018 já teve duas etapas disputadas. A primeira delas ocorreu nos dias 2 e 3 de junho, em Porto Alegre, e teve como campeã a seleção do Senegal. Já a segunda aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 5 de agosto. A vencedora foi a Angola.