Centro Olímpico abre turma de iniciação do basquete feminino

Meninas entre 9 e 12 anos têm ingresso automático; a ideia é promover o basquete de alto rendimento na cidade

O basquete feminino é uma das dez modalidades disponíveis no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). O esporte atende meninas a partir dos nove anos de idade, custeando desde uniformes até o auxilio para locomoção.

Todos os dias há treino de basquete nas quadras do Centro Olímpico. As meninas revezam os horários conforme suas idades e habilidades. Mas, segundo a professora do Sub-13, Alessandra Minati, 44, a falta de investimento e divulgação no esporte traz dificuldades para encontrar atletas para o COTP. “Ficamos dois anos sem essa categoria (Sub-13). Conseguimos retornar esse ano”, conta.

A cestinha do Sub-13, Rafaela Zanata, 13, concorda com a professora. E apesar da pouca idade, já entende bem das dificuldades de ser uma atleta no Brasil. “Falta muito incentivo nos esportes femininos. Porque mesmo no futebol, eles investem só no masculino”, desabafa.

Pensando justamente no incentivo e, já que as competições de basquete só permitem garotas a partir dos 13 anos, meninas entre nove e doze anos que têm interesse na prática, mesmo sem nenhuma experiência, têm ingresso automático aos treinos – ou seja, são aprovadas automaticamente. Basta ir até o Centro Olímpico, acompanhada dos responsáveis legais, nas datas indicadas (geralmente última terça-feira do mês) e preencher a ficha de inscrição. Neste momento serão apresentandas as condições de permanência, e as orientações para dar continuidade no ingresso. As futuras atletas precisam passar com a assistente social e fazer todos os exames necessários, para só depois terem acesso aos auxilios e ao uniforme (ambos gratuitos). A iniciativa tem o objetivo de formar atletas para 2019 e 2020.

Se você se interessou ou conhece alguém na idade indicada (de 9 a 12 anos), ainda dá tempo de iniciar os treinos neste semestre. A ideia é que no próximo dia 28, a partir das 14h, outras interessadas participem da primeira aula da turma iniciante e comecem a fazer parte definitivamente do COTP.

Também a convite dos treinadores, através da Rede Olímpica, alunas de duas escolas municipais, da Cidade Tiradentes e do Grajaú, conhecerão de perto o treino. Alessandra enfatiza que a falta de adesão de pessoas no Centro Olímpico acontece simplesmente porque elas não o conhecem. “A gente perde as crianças da região que estudam em tempo integral e a criança da periferia imagina que é tudo pago”, explica.


Basquete nos Centros Esportivos

O basquete também é promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer nos Centros Esportivos. É o caso do Vila Manchester, localizado na Zona Leste da cidade. Lá, o basquete é uma das atividades de maior tradição e já trouxe bons resultados a alunos e professores.

Edilson da Matta Thomaz, 53, enxergou no basquete a oportunidade de não desperdiçar o tempo livre nas ruas. Hoje, como professor voluntário, ele ajuda a alimentar sonhos de outras crianças. “Comecei aqui com 12 anos de idade como atleta, depois competi pelo clube, me formei e aí virei voluntário. Aqui a gente briga para que o basquete não morra”, afirma.

Os treinos do Vila Manchester ajudam as crianças a tornarem-se atletas, sendo selecionadas para o Centro Olímpico ou times profissionais, como o Corinthians. Outras, já receberam bolsas integrais em colégios particulares. Ricardo Rubert, 70, também professor e profissional experiente da modalidade, comemora com orgulho todas as conquistas e ressalta a paixão pelo local. “Eu venho até aqui porque é sensacional. Os caras lutam por isso”, explica.

No CE Vila Manchester, as aulas são mistas e atendem Sub-12, Sub-13, Sub-14, Sub-17 e adulto. Para participar, basta ir até um Centro Esportivo para fazer a carteirinha portando RG, comprovante de endereço e duas fotos 3x4 (menores devem estar acompanhados dos responsáveis).


Serviço:

COTP

Endereço: Av. Ibirapuera, 1315 – Vila Clementino – SP
Peneiras: Últimas terças-feiras do mês – Meninas entre 9 e 12 têm entrada automática.

BASQUETE (APENAS FEMININO) - 
Seletivas:

Meninas nascidas em 2004, 2005 e 2006
18 e 25 Julho (horário: 14h)

Meninas nascidas em 2006, 2007 e 2008

14 e 28 Agosto (horário: 14h)
11 e 25 Setembro (horário: 14h)
16 Outubro (horário: 14h)
13 Novembro (horário: 14h)
05 de dezembro (horário: 14h)

Meninas nascidas em: 2002, 2003, 2004 e 2005
4 de dezembro (horário: 14h)

OBS:
1 - Apresentar RG
2 - Preencher a ficha de peneira (retirar na secretaria do COTP)
3 - Deverá comparecer com roupa para atividade esportiva, meia e tênis

 

Centro Esportivo Vila Manchester
Endereço: Praça Haroldo Daltro s/n – Vila Manchester-SP
Telefone: (11) 2295-2391
Horários das aulas:
Basquete Feminino e Masculino: Terças e Quintas-feiras – Das 9h às 10h30 – Sub-12
Basquete Feminino e Masculino: Quartas e Sextas-feiras – Das 14h30 às 15h30 – Sub-14
Basquete Feminino e Masculino: Quartas e Sextas-feiras – das 15h30 às 16h45 – Sub-17
Basquete Feminino e Masculino: Quartas-feiras – Das 20h30 às 22h30 – Adulto
Basquete Feminino e Masculino: Sábados – Das 14h às 16h – Adulto

 

Texto e fotos: Beatriz Gois - beatrizgois@prefeitura.sp.gov.br