Estádio Municipal Jack Marin sedia final da etapa paulistana da Copa dos Refugiados

Evento é organizado da ONG África do Coração com o apoio institucional do ACNUR “Agência da ONU para Refugiados” e da Prefeitura de São Paulo

 

O Centro Esportivo Vila Manchester e o Estádio Jack Marin serão palcos,nesse final de semana, das semifinais e final da etapa paulistana da Copa dos Refugiados. O evento é uma iniciativa da ONG África do Coração com o apoio institucional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e da Prefeitura de São Paulo por meio das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer e de Direitos Humanos e Cidadania.
“A Copa dos Refugiados é um evento que vai muito além do esporte e de partidas de futebol. O principal destaque da competição é a visibilidade dada à causa dos refugiados e a esse tema que está cada vez mais presente no nosso cotidiano”, destaca o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, João Farias.

A competição em sistema de mata-mata (partidas eliminatórias) teve início no último fim de semana com a participação de 16 países (Venezuela, Marrocos, Níger, Togo, Nigéria, Mali, Guiné Bissau, Angola, Camarões, Senegal, Gâmbia, Congo, Iraque, Síria, Líbano e Coréia do Sul), além de uma equipe representando o ACNUR.

As partidas das oitavas e quartas de final foram realizadas em Centros Esportivos da Prefeitura no Jardim São Paulo, Vila Manchester e Aclimação, definindo os confrontos semifinais envolvendo as seleções de Gâmbia e Nigéria, e Níger e Líbano. A definição dos finalistas acontece neste sábado, das 8h às 14h, no Centro Esportivo Vila Manchester com entrada franca.

Em 2018 já foram realizadas outras duas etapas da Copa dos Refugiados. Angola venceu a etapa do Rio de Janeiro e Senegal venceu em Porto Alegre. Está previsto para os dias 28 e 29 de setembro, também em São Paulo, a disputa de uma competição com as equipes campeãs de cada etapa.

Imigrantes

Os imigrantes que chegam à capital podem ser atendidos em diversos idiomas como português, espanhol, francês, inglês, árabe, crioule, suahili, lingala, entre outros no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), administrado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDH).
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Major Diogo, 834 - Bela Vista, ofertando orientação para regularização migratória, assessoria jurídica (em parceria com a Defensoria Pública da União), encaminhamentos para serviços públicos especializados nas áreas de trabalho, assistência social, saúde, moradia e educação. A equipe também atende vítimas de violações em direitos humanos, em especial de trabalho análogo à escravidão.
Serviço:
Copa dos Refugiados –Etapa São Paulo
Semifinal
Dia 01/09 – Sábado
9h30 - Níger x Líbano
10h45-Nigéria x Gâmbia
12h30- isputa 3º lugar
Centro Esportivo Vila Manchester -Praça Haroldo Daltro s/n
Final
Dia 02/09 – Domingo
Horário 10h00
Estádio Jack Marin – Rua Muniz de Souza S/N – Parque da Aclimação