Brasil leva a melhor no Mundial de Gueitebol disputado no CE Vila Guarani

Equipe brasileira do Nippon Country Clube foi a grande campeã do 12º Campeonato Mundial de Gueitebol. Times chineses dominaram os demais lugares do pódio

 
Nacionalidades e idiomas diferentes, mas um único pensamento: conquistar o título do 12º Campeonato Mundial de Gueitebol, competição que foi disputada no último final de semana, no Centro Esportivo Vila Guarani. Após os dois dias de disputa, o troféu ficou com a equipe brasileira do Nippon Country Clube com sede na capital paulista. As demais posições do pódio foram ocupadas por equipes chinesas. A segunda colocação foi da equipe Shanghai Shipudong Xingugao Dong Zhen Menqiudui. Dividindo a terceira posição ficaram o Shengli Representative Team e o China Jiang Xi Yi Chun Dui.

A competição contou com a participação 64 equipes de 10 países diferentes. Entre eles a China, Japão, Austrália, Coréia do Sul, Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Paraguai e Peru. Além dessas nacionalidades, países da Europa se uniram e formaram apenas uma delegação. O evento reuniu mais de 400 atletas.

Essa foi a segunda vez que o Brasil sediou uma competição promovida pela World Gateball Union, principal entidade da modalidade no mundo. A primeira aconteceu em 1988. O 12º Campeonato Mundial também foi organizado pela União dos Clubes de Gueitebol do Brasil.

De acordo com Seizi Oga, Presidente da Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo, o campeonato foi um sucesso e atingiu todas as expectativas. “Nosso objetivo era realizar um torneio de nível mundial com toda estrutura necessária e conseguimos. Além disso, há três anos, quando nos candidatamos para ser sede, queríamos incentivar os jovens para virem praticar o Gueitebol e também atingimos essa meta. Tivemos uma renovação muito grande de atletas e isso será fundamental para o desenvolvimento do esporte”, disse Seizi Oga, que também falou sobre o título da equipe brasileira.

“Foi um final de semana muito especial para o gueitebol brasileiro. Tudo ficou ainda mais gratificante com o título da equipe do Nippon”.

Presente no primeiro dia de disputas, o Secretario de Esportes de São Paulo (Seme), João Farias, saudou os atletas durante a solenidade de abertura e deixou claro que a intenção da Seme é apoiar e ajudar no crescimento da modalidade no país.

“A Secretaria de Esportes está de portas abertas para apoiar boas iniciativas. É um prazer muito grande ver o CE Vila Guarani cheio de atletas de diferentes lugares do mundo unidos para prática do Gueitebol. Faremos de tudo para que São Paulo seja sede de outras competições importantes dessa modalidade”, destacou Farias.

Texto e Fotos: Juscelino Pereira Jr. - jpjunior@prefeitura.sp.gov.br