Definido os confrontos da Copa Brasil dos Refugiados 2018

Sorteio definiu os cruzamentos da semifinal da Copa Brasil dos Refugiados. Jogos acontecem no dia 18 de novembro

O sorteio realizado no auditório do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na manhã desta sexta-feira (28), definiu os dois jogos da fase semifinal da Copa Brasil dos Refugiados 2018. As equipes que vão disputar o título conseguiram suas classificações por meio das conquistas das etapas regionais de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Na disputa, também haverá a participação de uma seleção mista, formada por refugiados de diferentes nacionalidades.
A Copa Brasil dos Refugiados é realizada pela ONG África do Coração em parceira com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de São Paulo (Seme);
Os duelos das semifinais serão entre Angola, campeão da etapa carioca, contra o Niger, campeão da fase paulista. Na outra partida, o confronto será entre Senegal, melhor equipe da etapa do Rio Grande do Sul, diante do FC Malaika, equipe formada por refugiados de vários lugares do mundo. As semifinais da Copa Brasil dos Refugiados ocorrem no dia 18 de novembro. O local e horário das partidas ainda serão definidos. Os vencedores disputarão a final no dia 20 de novembro, no Estádio do Pacaembu.
“A realização do sorteio foi importante para a preparação das equipes. Todos os atletas e representantes já podem treinar sabendo quem irão enfrentar. A fase final da Copa Brasil dos Refugiados será uma grande festa. A cada ano que passa a competição ganha mais força e queremos que ela sirva não só como um evento esportivo, mas também como uma ferramenta de integração entre os refugiados e o povo brasileiro”, disse Jean Katumba, refugiado congolês e Presidente da ONG África do Coração.
Ao todo, nas três etapas iniciais, a Copa dos Refugiados contou com a participação de mil atletas divididos em 41 seleções. Para 2019, Katumba espera que o torneio aumente e outras capitais brasileiras tenham interesse em sediar uma das etapas. “Para o ano que vem, já estamos estudando a possibilidade de ampliar o número de etapas classificatórias. Algumas prefeituras já nos procuraram e demonstraram bastante interesse em receber a competição”.

Texto: Juscelino Pereira Jr

Foto 1: Laís de Oliveira

Foto 2: Tainara Cavalcante