COTP recebeu encontro de Gerações do Atletismo

Passado e futuro do atletismo nacional se encontraram no COTP. Com duas participações em Olimpíadas, Wanda Costa, aconselha a jovem Vitória Jardim, atleta que disputa seu primeiro Jogos Olímpicos da Juventude

 Um encontro emocionante! Wanda Costa, ex-atleta que representou o país nos 400mts com barreira nas Olimpíadas de 52 e 60; e Vitória Jardim, um dos principais nomes da base do atletismo nacional e que está em Buenos Aires, na Argentina, para defender o Brasil na disputa dos 100mts nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018. Em comum, além do amor pelo atletismo, ambas começaram a dar os primeiros passos no esporte no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). As duas se encontraram pela primeira vez no final de setembro para a gravação de uma matéria que foi ao ar no Jornal Nacional, da Rede Globo. A reportagem foi exibida na última sexta-feira (5).

“Voltar ao Centro Olímpico me trouxe uma emoção muito grande. Rever a pista, pessoas que conheço e, principalmente, conhecer a Vitória foi muito bom. Espero transmitir força para que ela vá bem nos Jogos Olímpicos da Juventude. Disse para ela não ter medo de ninguém, quando colocar o pé no bloco só tem que pensar em vencer”, falou Wanda Costa.

Emocionada, Vitória Jardim, aproveitou muito o encontro e além de ouvir os conselhos com atenção também teve o seu momento de fã.

“Foi mágico, vou levar está tarde para o resto da minha vida. Conhecer a Wanda que foi uma das primeiras mulheres brasileiras a disputar uma olimpíada no atletismo, ouvir todas as histórias de superação e os desafios que ela passou só me dá mais energia para buscar uma medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude”, falou a atleta de 16 anos que disputará os 100mts na argentina ainda nessa semana.

Além do bate-papo, uma camiseta também gerou bastante emoção entre as duas: foi o uniforme usado por Wanda durante as Olimpíadas de 1952, em Helsinque, na Finlândia. “O material era muito diferente, hoje as camisetas de competição são coladas ao corpo, mais leves. Fiquei encantada com o cuidado que a Wanda tem, mesmo após tanto tempo, o uniforme está novinho. É uma camiseta linda, adorei poder vesti-la.”, revelou Vitória Jardim.

Para acompanhar a matéria do Jornal Nacional na íntegra, onde o assunto principal é a igualdade de participantes homens e mulheres nos Jogos Olímpicos da Juventude, basta clicar no link https://goo.gl/1HYpth.

 

Texto e fotos: Juscelino Pereira Jr.