Jogos da Cidade promove Festival de Capoeira

Este é o segundo festival realizado pelo programa. O primeiro foi o tênis de campo,seguido pela Capoeira. Os Jogos da Cidade ainda promoverá festivais de bocha e Gueitebol.

 

O Festival de Capoeira, realizado neste domingo (21), reuniu cerca de 80 capoeiristas no ginásio do Centro Esportivo Tietê. Cada uma das seis equipes fizeram grandes apresentações e ao final, todos os grupos se misturaram cantando e dançando juntos.

Os Jogos da Cidade é o maior torneio de amadores do Brasil e um dos maiores do planeta, e esse ano completa a sua 13º edição. O torneio reúne cinco modalidades, basquete, futsal, futebol, handebol e vôlei. O evento realiza disputas com times amadores de toda a cidade em um campeonato único.

Mas os Jogos da Cidade também promove festivais de outros esportes, que acontecem em alguns finais de semana com um foco mais festivo que competitivo. As competições são mais abrangentes, envolvendo crianças, adultos e idosos com espírito de confraternização.

A modalidade se mostrou não ter idade. A aposentada Maria Siqueira Branca, de 87 anos, pratica capoeira há 16. Ela conheceu através de uma professora da academia e não largou mais. Hoje, ela faz parte do grupo Herança Baiana na Mooca, grupo que existe há 9 anos. “Faz bem para a minha saúde, quero praticar até onde o corpo aguentar” diz.

Para Luis Ribeiro do grupo Associação Corrente Libertadora na zona sul, a capoeira representa vida, liberdade e amor. Não é a toa, que leva o seu filho Daniel de apenas dois anos nas apresentações. “Espero que ele siga a capoeira” complementa. Tornou-se professor depois que a escola de Daniel anunciou que estavam precisando de alguém para dar as aulas. Como professor formado, hoje dá aulas até para crianças com deficiência e em troca, não pagou mais a mensalidade do filho.

O evento contou com a presença de 12 árbitros da Associação Capoeira Grupo Axé Liberdade que ao final, fizeram questão de juntar todas as crianças e conduzi-las na roda. O festival terminou com todos os atletas reunidos cantando e mostrando toda a união que a capoeira oferece.

 

Texto e Fotos: Tainara Cavalcante - tainaracs@prefeitura.sp.gov.br