Virada da Consciência movimenta São Paulo

Zona Norte da cidade concentra programação em comemoração ao feriado da Consciência Negra

Na última terça (20) aconteceu a Virada da Consciência com diversos eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A corrida e caminhada da Consciência abriu a programação.  Cerca de 1000 participantes largaramàs 7h do Campo de Marte com a presença do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas e do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, João Farias. 

A Virada foi realizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e outros órgãos. O reitor da faculdade, Prof. Dr. José Vicente, participou da corrida e ressaltou a relevância da data e do evento. “É importante fortalecer as nossas raízes e estarmos sempre vigilantes para consolidar os valores, respeito que devem ser vivenciados todos os dias para uma sociedade mais igualitária.”, disse. 

O destaque da prova ficou para a experiente vencedora da categoria feminina, Ana Luiza dos Anjos Garcez,popularmente conhecida como Animal. Uma história de luta mudada através do esporte marca a carreira, que hoje é repleta de conquistas, inclusive internacionais. A primeira brasileira a ganhar medalha de ouro no Gay Games de Paris afirmou “o esporte representa tudo para mim”.

A festa continuou no Centro Esportivo Tietê com atividades para todos os gostos acontecendo durante o dia em vários espaços do clube. A atração musical ficou por conta do show da banda Samba de Dandara e a convidada Jessica Gaspar.

 

Nas mesas literárias aconteceram vários debates sobre questões que envolvem conhecimento, literatura e cultura negra, como, por exemplo, sobre a lei 10.639, na qual está previsto o ensino da História da Cultura Afro Brasileira nas escolas.

No galpão foi montada uma tenda de livros com várias editoras e um espaço de beleza organizado pela Natura. Nas quadras ainda aconteceram diversas partidas de basquete 3x3. Enquanto esta programação acontecia no CE Tietê, o Pacaembu recebia a final da Copa dos Refugiados e na sequência um jogo entre o Master do Corinthians e o time Consciência, composto por autoridades e convidados, que fechou as comemorações.

 

Texto: Laís de Oliveira 

Fotos: Laís de Oliveira e Ricardo Monzillo