Técnico de boxe do Centro Olímpico é homenageado no Prêmio Cidade de São Paulo

Messias Gomes está no comando da modalidade na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) há 38 anos

Na tarde da última terça-feira (29), a Prefeitura de São Paulo condecorou 25 funcionários do município para o Prêmio Cidade de São Paulo. O objetivo da premiação é destacar servidores que fizeram a diferença com seu trabalho no município. As medalhas foram entregues pelo prefeito Bruno Covas.

Entre os homenageados está Messias Gomes, de 62 anos, ex-atleta e atual professor de boxe do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), equipamento pertencente à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME). O Governador de São Paulo, João Doria, também foi premiado.

Messias foi indicado para representar a Secretaria de Esportes, resultado de seu trabalho de quase 40 anos à frente do boxe no COTP. “Estou contente porque alguém viu o meu trabalho pelo boxe. O meu contato com pessoas carentes que buscam o esporte como uma forma de vida. O meu trabalho é priorizar o atleta enquanto cidadão e valorizá-los para que sejam bons no futuro. O esporte nos proporciona esses resultados”, concluiu o técnico sobre sua premiação.

Messias Gomes acrescenta que o boxe vai além da prática esportiva. Acredita que é uma modalidade nobre e deve agregar pessoas. “O boxe não é violência. É inteligência. É esporte. O objetivo não é só formar atletas e sim cidadãos. Esse é o trabalho do COTP”.

No Centro Olímpico desde 1976, com 19 anos, o jovem de Belém do Pará entrou pelo programa “Adote um Atleta”, uma bolsa que ofereceu a ele a oportunidade de estudar e treinar. Messias treinou até 1981, aos 25 anos, para dar início à vasta trajetória como treinador.


Como técnico:

Os atletas campeões pela seleção brasileira de boxe, Joedison ‘Chocolate’ Teixeira e Andreia Bandeira, foram treinados por Messias no COTP bem no início de suas carreiras, aos 13 e 15 anos de idade.

Para seus atuais alunos, em sua maioria crianças e adolescentes, Messias diz tornar do boxe a sua vida quando promove que seus atletas tenham um bom desempenho nos estudos. “Todos têm que estar estudando, por isso faço o acompanhamento deles na escola. Por isso eu faço com amor”, acrescenta.

 

Texto: Gabriela dos Santos - gabrielass@prefeitura.sp.gov.br
Foto 1: Leon Rodrigues/ SECOM
Foto 2: Gabriela dos Santos