Centro Olímpico completa 43 anos de existência

Um dos principais centros de referência no esporte de alto rendimento faz aniversário em fevereiro

 

Criado em 03 de fevereiro de 1976 para receber os atletas do programa "Adote um Atleta”, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa foi idealizado como um complexo destinado ao aperfeiçoamento de atletas da categoria de base.

Paralelamente, havia o “Programa de Ação Desportiva”, em que os antigos Clubes Esportivos Educacionais, hoje Centros Esportivos, trabalhavam de forma integrada com o COTP, indicando jovens com potencial para o alto rendimento. Atualmente, as peneiras movimentam os sonhos de muitos jovens que procuram o Centro Olímpico na busca de uma chance na sua modalidade esportiva.

Nesta época, passaram pelo Centro Olímpico, atletas que fizeram história no esporte como Hortência, Marta Amauri, João do Pulo, Ricardo Prado, Montanaro, Fofão, entre outros, que se tornaram mundialmente famosos em suas especialidades.

Hoje, o Centro Olímpico atende cerca de 850 atletas em 10 modalidades olímpicas, individuais e coletivas.

Com uma área de 50.000 m², sendo aproximadamente 10.000 m² de áreas cobertas, o COTP conta com: piscina olímpica coberta e aquecida; dojô olímpico; arena para ginástica artística; três quadras para treinamento de basquete, vôlei e handebol; centro de treinamento de boxe; centro de treinamento de luta olímpica; campo de futebol com gramado sintético, além do complexo de atletismo.


Centro Olímpico

Além de ser considerada uma das melhores bases para formar atletas profissionais do Brasil, o COTP mudou a vida de muita gente. A prova disso são o Patrick, Matheus, Andréia Bandeira, Mike, Chiquinho de Jesus, Fofão e tantos outros atletas que passaram no espaço mantido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Histórias de superação, persistência e dedicação. Foi assim que dezenas de atletas fizeram história nas suas modalidades, bem como grandes técnicos que dedicaram a sua vida em prol do atleta e da sua profissão.

São profissionais que marcaram época no COTP e outros que continuam trabalhando, caso de Ricardo Barros, do atletismo, e Messias Gomes, do boxe, além de jovens e promissores professores que escolheram acompanhar e ensinar o melhor caminho para que novos atletas possam surgir. Podemos dizer que o Centro Olímpico, de inúmeras conquistas dentro e fora das quadras, tatames, raias, ringues, pode ser considerado uma inspiração para os atletas de ontem e de hoje.

 

Texto: Ricardo Monzillo - rmonzillo@prefeitura.sp.gov.br
Artes: Luan Querino - lasousa@prefeitura.sp.gov.br