Centro Olímpico anuncia volta do Basquete Masculino

Seletiva no dia 9 de fevereiro definirá formação da categoria sub-15; Entre as competições, equipe do COTP vai disputar o Campeonato Paulista

A direção do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisas (COTP) se articulou para voltar a ter uma equipe de base de basquete masculino, uma das modalidades mais tradicionais dos seus 43 anos de história. Inicialmente, para 2019, será formado um time apenas na categoria sub 15, com garotos nascidos em 2004 e 2005.

“Vamos retomar os trabalhos com uma única equipe com o pensamento de ir evoluindo gradativamente. Os atletas selecionados este ano subirão para o sub-17 e abriremos espaço para mais garotos”, falou Marco Antonio Aga, diretor do Centro Olímpico.

Para a formação da equipe que disputará os torneios da Federação Paulista de Basquete (FPB) e do Circuito Metropolitano, será realizada uma seletiva agendada para o dia 9 de fevereiro. Às 9h30 o treinamento será para atletas não federados. Na sequência, às 11h, é a vez de garotos que possuem um pouco mais de experiência no esporte tendo sido federados por outros clubes da capital e região metropolitana. Após a seletiva, serão chamados 12 atletas para compor a equipe do Centro Olímpico. Os treinos estão programados para começar ainda no mês de fevereiro.

“O basquete sempre foi referência no Centro Olímpico. Nos últimos anos tivemos apenas o feminino com quatro categorias, sempre conquistando bons resultados e é importante criar oportunidades também para os garotos”, destacou Aga.
O comandante da equipe será Luiz Felipe Soriani, atual número 1 do ranking nacional de basquete 3x3 e atleta com bom currículo no basquete de quadra já tendo defendido equipes tradicionais do cenário nacional como Araraquara, Ribeirão Preto e Santos.

Além da estrutura para os treinos, o centro oferecerá aos atletas auxílio transporte, lanche elaborado por nutricionista e atendimento médico e fisioterápico.

Gerido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo, o COTP investe mais de R$ 1.000 por mês na formação de atletas de 10 modalidades esportivas voltadas para o alto rendimento (boxe, futebol, ginástica artística, handebol, judô, luta olímpica, natação, atletismo, basquete e vôlei). Atualmente, o Centro Olímpico atende de forma gratuita mais de 1000 atletas.


Oportunidade para meninos e meninas

O diretor Marco Antonio Aga também revelou que montar equipes no masculino e no feminino nas 10 modalidades esportivas oferecidas pelo Centro Olímpico é uma das metas para o futuro.

Atualmente o COTP já possui equipes para ambos os sexos em oito modalidades: boxe, ginástica artística, judô, luta olímpica, natação, atletismo e vôlei. Apenas o futebol e o handebol contam com equipes apenas no feminino.

“O objetivo é atender e promover a igualdade de oportunidades em todas as modalidades já no próximo ano”.