Você conhece as Ruas de Lazer de São Paulo?

São 37 endereços na cidade que levam atividades aos munícipes

As Ruas de Lazer, iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), são oferecidas à população desde a década de 70 com o intuito de fortalecer a integração social e as práticas recreativas. Até o momento, são 37 espalhadas pela cidade de São Paulo, mas a meta do ano é dobrar esse número.

O programa acontece sempre aos domingos e feriados, das 10 às 16h, com espaços bloqueados somente para pedestres, garantindo que não haja circulação de veículos. Dessa maneira, as práticas socioculturais, esportivas e recreativas não são interrompidas e a Rua de Lazer se torna um evento, incentivado pelos moradores.

Atividades como apresentações de teatro e musicais, disputas em esportes variados e brincadeiras tradicionais de rua marcam presença.

Para fazer parte do programa, basta ter a aprovação da maioria das pessoas que vivem no local que será interrompido. Os interessados devem passar por três etapas:

1- É preciso retirar dois documentos na Subprefeitura do seu bairro: um abaixo assinado, que deverá ser preenchido por ao menos 80% dos moradores do trecho, e uma lista de conselho, onde serão nomeados os responsáveis pela possível Rua de Lazer;

2- Esses dois papéis precisam ser entregues novamente à Subprefeitura, junto ao Croqui, documento que mostra o trecho exato da rua que será fechado aos domingos e feriados;

3- A partir disso, Subprefeitura e CET fazem análises para ver se é possível ou não aprovar a rua indicada.

No DECRETO Nº 55.684/2014 constam mais informações sobre as Ruas de Lazer. 

Quer ver a lista de Ruas de Lazer da cidade? Clique aqui e confira!


Texto: Bruno Pietro - bpietro@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Arquivo SEME