Secretário de Esportes e Lazer recebe grupo de meninas que conquistou a “Libertadores” Sub-14

Atletas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) ergueram o troféu no início de fevereiro

As campeãs da Fiesta Sudamericana de la Juventud, competição organizada pela Conmebol que é equivalente à Libertadores Sub-14, foram recebidas por Carlos Bezerra Jr. em sua sala na tarde dessa terça-feira, 12. O secretário municipal de Esportes e Lazer conversou com a equipe e a comissão técnica do futebol feminino do Centro Olímpico.
O supervisor da modalidade, Rodrigo Coelho, apresentou o grupo ao líder da pasta e explicou a caminhada até a vitória internacional. Antes do campeonato sul-americano, as meninas venceram o Paulista e o Brasileiro da categoria. “Elas conquistaram todos os níveis”, salientou o treinador.

Tímidas, as atletas falaram sobre as dificuldades enfrentadas nas partidas disputadas no Paraguai. Foram seis confrontos contra times do país-sede, Venezuela, Chile, Uruguai, Equador e Colômbia, com cinco vitórias e uma derrota. Ao todo, as jogadoras marcaram 23 gols e sofreram apenas cinco. Além do título, o Centro Olímpico teve a premiação de sua goleira Isabella de Souza, por ser a menos vazada, e também a artilharia e o troféu de melhor jogadora para Milena Ferreira – a ponta fez oito gols em seis jogos.

Carlos Bezerra Jr. bateu um papo descontraído com as jovens promessas e destacou a importância de ações em prol do futebol feminino. “Eu acredito muito na igualdade dentro do esporte e, enquanto eu estiver à frente da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, vocês podem ter certeza que eu vou lutar pelo reconhecimento e valorização das atletas dessa modalidade”, afirmou em meio às conversas com o grupo.


A emoção da conquista

Algumas das meninas que participaram da Fiesta Sudamericana de la Juventud fizeram parte do elenco campeão da Danone Nations Cup, disputada em 2017 na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos – a competição é considerada o Mundial do Sub-12. Outras, tiveram sua primeira experiência internacional.

É o caso de Gabriela Soares, 14. A meia-central está há três anos no Centro Olímpico e foi titular durante toda o torneio. A camisa 7 diz que sempre sonhou em viajar para fora, mas não esperava conseguir isso tão cedo. “Ficamos mais focadas no campeonato, mas fomos ao shopping, usamos a piscina do hotel. É um grupo de muita união e isso fez a diferença”, disse a jovem, que enfatizou também o apoio da família. Ao chegar em casa, a família toda o aplaudiu e não esconderam a felicidade pela conquista. “Ver que não estou sozinha nessa é muito bom”, concluiu.

Milena Ferreira, 14, também ficou emocionada com o troféu. Veloz e habilidosa, a camisa 11 disse que a ficha começou a cair no meio do duelo da final, quando a partida estava 3 a 0 para o COTP. “Ali eu vi que era tudo nosso”, revelou a autora de dois dos três gols da equipe na decisão. Já a capitã do grupo, Júlia Brito, 14, deu mais destaque à reviravolta que foi vencer uma competição tão grande. “Ninguém acreditava na gente porque não conheciam nosso símbolo, nossa camisa. Não achavam que era um time grande, então ganhar e mostrar o nosso valor foi algo muito bom”, revelou a camisa 10, que ainda diz ter ficado emocionada em erguer o troféu.

Próxima parada: Disney

Em 2019, as meninas participarão de outro torneio fora do Brasil. Como prêmio da Conmebol pelo título da Fiesta Sudamericana de la Juventud, o Centro Olímpico disputará uma campeonato em Orlando, nos Estados Unidos, em que as jogadoras também conhecerão os parques da Disney.

Texto: Guilherme Guidetti

Fotos: Sarah Furtado