Peneiras da Taça das Favelas são realizadas nesse fim de semana

A final será realizada no dia 1º de junho, no Estádio do Pacaembu

Neste final de semana (16 e 17), foi realizada a primeira etapa paulista da Taça das Favelas 2019 para 40 mil jovens. Foram aproximadamente 400 candidatos por comunidade disputando uma vaga nas seleções que irão competir na primeira edição do maior campeonato de futebol do gênero do mundo sediada em São Paulo.


Ao todo, foram 96 favelas participantes (64 no masculino e 32 no feminino) e cada uma precisou montar uma equipe para participar do torneio realizado pela Central Única das Favelas de São Paulo (CUFA) e produzido pelo InFavela, com 30 atletas. A faixa etária para os meninos é de 14 a 17 anos, sendo permitidos cinco jogadores com idade de 18 anos. Na categoria feminina, não tem restrição de idade.


“É muito importante um evento dessa grandeza, queremos apoiar esses garotos que sonham em vencer no futebol e na vida”, comentou Celso Ataíde, coordenador do CUFA.


No sábado (16), a peneira de Heliópolis contou com a presença de Carlos Bezerra Jr, secretário municipal de Esportes e Lazer, e Marcivan Barreto, liderança em Heliópolis. No final do evento, integrantes da bateria da escola de samba Imperador do Ipiranga animaram os espectadores.


Após a avaliação técnica realizada por técnicos de futebol, serão selecionados 30 atletas e, depois, em definitivo, outros 18. Os critérios são avaliados pelo nível técnico e é permitido dois atletas para cada posição.
No próximo dia 23 de março, será realizado o Sorteio das Chaves e o Congresso Técnico no auditório do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu. O Workshop Social acontece no dia 30 de março, com a presença dos jogadores e treinadores dos times.


O início da Taça das Favelas está marcado para o dia 6 de abril, no Centro Esportivo Vicente Feola, na Vila Manchester. A grande final acontece no dia 1° de junho, no Estádio do Pacaembu.

 

 

Texto e fotos: Ana Beatriz Feitosa - abfeitosas@prefeitura.sp.gov.br