Adrenalina toma conta do Centro de Esportes Radicais em evento de BMX

As pistas do Centro Esportivo ficaram lotadas de atletas e amadores do esporte

Sobre duas rodas, diversas manobras audaciosas dominaram as pistas do Centro de Esportes Radicais, no Bom Retiro. Frequentemente utilizado por skatistas, desta vez as bikes foram a atração do espaço, que recebeu um encontro de BMX para lá de especial, no domingo (07).


O Bicycle Moto Cross (BMX), também conhecido como bicicross, surgiu informalmente quando crianças e adolescentes começaram a imitar manobras de seus ídolos do motocross com bicicletas. Marcado pela ousadia e coragem, o BMX desafia a gravidade com saltos, manobras e giros no ar.

Hoje, já caracterizado como o mais novo esporte dentro do ciclismo, possui divisão de categorias e modalidades. No Centro de Esportes Radicais rolaram apresentações de quatro modalidades diferentes: bowl, street, park e pump track, todas em modo estilo livre.

Os amigos Werley Fernando, 30 anos, e Arlindo Henrique, 24 anos, vieram de Guaratinguetá para participar do encontro. Ambos praticam a modalidade street, que inclui manobras em corrimãos e escadas. Apesar de se considerarem iniciantes, eles estão há 15 anos no BMX e fazem de tudo para ganhar experiência nesses eventos. “O melhor é estar entre a galera, sentir a vibe e a positividade. Novas amizades, experiências, vivências. Todo mundo compartilhando conhecimento”, explica Arlindo.

A ideia do evento surgiu após uma reunião na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com parceiros. O objetivo era fazer a bike ser vista não só como meio de locomoção, mas como grande protagonista de algumas atividades esportivas, como o BMX.

Em paralelo à atração principal, aconteciam a oficina de skate para crianças e a Viradinha Cultural, que, com suas bandeirinhas coloridas, ganhou destaque em meio à raça e ao preto das roupas dos corajosos praticantes do BMX.

Texto: Beatriz Gois- beatrizgois@prefeitura.sp.gov.br