O mais simpático e charmoso estádio de São Paulo completa 79 anos

O Pacaembu comporta 40.199 pessoas

Fachada do Pacaembu em dia ensolarado.

O Complexo Esportivo do Estádio do Pacaembu completará 79 anos de existência no próximo dia 27 abril. Fundado no ano de 1940, o tradicional Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho tem inúmeras razões para a população curtir seu espaço.

Além de uma área de lazer aconchegante e com muito verde, piscina semi olímpica, ginásio poliesportivo, quadra de tênis, coberta e descoberta, pista de Cooper, o estádio oferece umas das atrações mais procuradas pelos paulistanos e turistas que visitam a cidade, o Museu do Futebol, uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Fundação Roberto Marinho.


Imagem do topo da arquibancada do Estádio do Pacaembu.

Um pouco de história

O estádio foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940, com a presença do presidente da República, Getúlio Vargas, do interventor Adhemar de Barros e do prefeito Prestes Maia. No dia seguinte, registrou o primeiro jogo, entre o Palestra Itália (atual Palmeiras) e o Coritiba (PR). O Palestra venceu por 6 a 2 e o placar foi inaugurado aos dois minutos do 1º tempo por Zequinha, do time paranaense. Completando a rodada dupla, o Corinthians venceu o Atlético-MG por 4 a 2. Foram 14 gols.

A Copa do Mundo de Futebol de 1950, primeira disputada após a 2ª Guerra Mundial, seis partidas tiveram como palco o Estádio Municipal. Entre elas a disputada entre Brasil e Suíça, ainda na primeira fase do campeonato.

De lá para cá, o Pacaembu recebeu eventos de grande porte, como os Jogos Pan-Americanos de 1963 e também já foi palco para shows musicais de bandas como Rolling Stones, U2, Luciano Pavarotti, Paul Mc Cartney entre outras feras da música. Em maio de 2007, o Papa Bento 16 realizou uma grande missa no complexo.

Devido à grande importância do cenário desportivo brasileiro, o Pacaembu foi tombado como Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo no ano de 1994, assim como a Praça Charles Miller.

Curiosidades

1. O nome “Pacaembu”, em tupi-guarani, é sinônimo de terras alagadas. No lugar onde foi erguido o estádio havia uma fonte de água. Além das diversas competições esportivas e dos espetáculos musicais, o Pacaembu pode ser conhecido pelo público por meio de visitas monitoradas.

2. Da atual estrutura do estádio, o setor mais novo é o do Tobogã, localizado logo abaixo do placar eletrônico. A inauguração aconteceu em 1970, e, desde então, passou por algumas reformas, até ficar com a capacidade de 10 mil torcedores. Antes de o Tobogã ser construído, o espaço era ocupado pela Concha Acústica, local em que eram realizadas apresentações musicais variadas.

3. A ligação da eterna campeã de Wimbledon, Maria Esther Bueno, com o Pacaembu, não fica apenas no fato de haver uma estátua sua “guardando” o espaço esportivo. Ainda na época em que era jogadora profissional, a tricampeã de tênis mundial celebrava suas grandes vitórias, no estádio de São Paulo, com partidas amistosas ou mini-torneios.

4. Não é só na atualidade que atrações musicais de grande renome chamam a atenção dos paulistanos. Logo nas duas primeiras décadas de vida, o Pacaembu foi o palco de espetáculos de balé e dança europeus de alto nível, que levaram muitas pessoas ao estádio.

5. As piscinas do complexo esportivo também foram utilizadas em um evento de alta importância, em 2003. Na ocasião, foi disputada a Liga Mundial de Polo Aquático. Dentre as seleções que participaram dos jogos, Brasil, Grécia, Itália e da poderosa Holanda.

6. A última decisão da Copa Libertadores da América que foi disputada no Pacaembu aconteceu em 2002. Os finalistas foram times que não entraram na lista de favoritos no começo da competição, o São Caetano-Bra e o Olímpia-Par. Para tristeza dos torcedores brasileiros, a vitória ficou com o time paraguaio, na cobrança de penalidades máximas.

7. Isso sem contar os grandes clássicos regionais, brasileiro, internacionais e até seleção brasileira. Grandes craques do passado, como o Rei Pelé, que chegou a marcar 115 gols em 119 jogos, o maior artilheiro do local, Jair da Rosa Pinto, Heleno de Freitas exibiram seu talento, Sócrates, Ronaldo, o Fenômeno, Romário, Rivaldo entre outros jogadores de expressão que exibiram seus talentos nos gramados do Pacaembu.

8. São tantos momentos, que seria impossível relatar todos os eventos, mas vale lembrar que em 2009, o estádio recebeu pela primeira vez, o Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina. A 14ª edição do evento ocorreu em setembro, no Ginásio do Pacaembu. O Complexo recebeu ainda uma etapa do Circuito Caixa de Corridas.

Estátua em homenagem a Maria Esther Bueno dentro do complexo do Pacaembu.

E para participar do clube, é só fazer a carteirinha gratuitamente apresentando uma cópia de RG, cópia do comprovante de residência e uma foto 2×2. O acesso à secretaria é feito pela Rua Capivari – portão 23. Para obter informações sobre modalidades e horários, ligue para (11) 3664-4663 ou 4662. O Pacaembu está de braços abertos para você, aproveite.

Texto: Ricardo Monzillo - rmonzillo@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Paulo Dias