Centros Esportivos atendem 150 pessoas em duas noites

Pelezão, na Lapa, e Joerg Bruder, em Santo Amaro, reforçam a Operação Baixas Temperaturas da prefeitura

Homem posa para foto sentado em sua cama e exibindo seu kit lanche com suco, sanduíche, fruta e barras de cerais.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) tem atuado como reforço na Operação Baixas Temperaturas, realizada pela Prefeitura. Dois dos seus clubes, o Pelezão, na zona oeste, e o Joerg Bruder, na zona sul, prestou 150 atendimentos durante as frias madrugadas dos dias 16, 17 e 18 de julho. Os contemplados são pessoas em situação de rua, que têm direito a cama com lençol, travesseiro e cobertor, sabonete e toalha para banho e alimentação.

A Operação Baixas Temperaturas, que ocorre em toda a cidade, segue até o dia 20 de setembro e é intensificada sempre que a temperatura atinge um patamar igual ou inferior a 13° C ou sensação térmica equivalente. A ação consiste na distribuição de cobertores para pessoas em situação de rua e também na abordagem para levá-las a centros de acolhimento.

Também estão à disposição do reforço da Operação Baixas Temperaturas os Centros Esportivos Tietê e Santana.


Apoio da população

A população também pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da CPAS, que funciona 24 horas por dia, e pode ser acionada pela Central 156.

A solicitação de abordagem pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação:

- O endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado);

- Citar pontos de referência;

- Características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.